Menu

Dnocs vai instalar comportas provisórias no Engenheiro Ávidos e tranquiliza população

O Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs) vai instalar comportas provisórias no Açude Ávidos, em Cajazeiras. O manancial passa por problemas devido a não conclusão de obras na barragem.

De acordo com o órgão, a medida visa “proporcionar maior segurança e tranquilidade para o reservatório, assim como para os ribeirinhos que habitam às margens do Rio Piranhas”.

As máquinas que vão ser usadas para a obras já estão no local e devem dar início à execução.

Engenheiro tranquiliza população 

O Comitê da Bacia Hidrográfica Piancó Piranhas Açu informou nesta quarta-feira (17) que o Açude Engenheiros Ávidos, mais conhecido como “Boqueirão”, em Cajazeiras, Sertão paraibano, está com a situação controlada. A informação é do presidente da Comissão de Alocação de Águas de Sistema Hídrico São Gonçalo/Engenheiro Ávidos, o engenheiro do Dnocs, André Giovanni.

O engenheiro apontou que, nas últimas horas, houve uma diminuição de 21,5 centímetros no nível do açude, o que é considerado uma boa notícia, pois aliviou a carga hidráulica sobre a ensecadeira.

Entenda o caso

Moradores de comunidades ribeirinhas nas imediações do Açude Engenheiros Ávidos, conhecido como Boqueirão, em Cajazeiras, têm demonstrado, desde ontem, preocupação com o aumento da capacidade de água na localidade.

Eles alegam o risco de que em havendo o transbordamento possa acontecer inundações na região mais próxima ao manancial. O alerta foi intensificado nas últimas horas devido às fortes chuvas que atingem a região.

Por isso, as Prefeituras de Sousa e Cajazeiras, no Sertão paraibano, criaram forças-tarefa para monitorar a situação do Açude Engenheiro Ávidos e prestar assistência ágil à população em caso de acidentes. O prefeito de Cajazeiras, José Aldemir, afirmou que embarcará para Brasília para pedir ao governo federal providências em relação ao açude.

+Força-tarefa com PM, Bombeiros e Defesa Civil monitora Açude Engenheiro Ávidos

MaisPB

Deixe seu comentário

TV Diário do Sertão