Menu

STJD determina que o Atlético-PB recupere 13 pontos no Paraibano até que o recurso seja julgado

O Atlético-PB, enfim, conseguiu uma vitória, ainda que parcial, fora de campo. O Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) concedeu, nesta segunda-feira (18), efeito suspensivo ao Trovão Azul, anulando a decisão do Tribunal de Justiça Desportiva de Futebol da Paraíba (TJDF-PB), que puniu o clube com a perda de 13 pontos no Campeonato Paraibano Unipê 2024 pela suposta escalação irregular do zagueiro Pedro Bahia. Assim, até que o próprio STJD julgue o recurso atleticano, o clube recupera temporariamente os 13 pontos perdidos e escapa do rebaixamento; nesses termos, o Pombal é quem cai junto do São Paulo Crystal.

Foi a 2ª Comissão Disciplinar do TJDF-PB que puniu o Atlético-PB por entender que o clube escalou Pedro Bahia de maneira irregular nas três primeiras rodadas do estadual, contra CSP, Pombal e Treze. A alegação é de que o zagueiro tinha que estar cumprindo, até abril, suspensão imposta pelo Tribunal de Justiça Desportiva de São Paulo, em 2023, quando ele ainda atuava pelo Fernandópolis, por envolvimento no esquema de manipulação de resultados.

Com a pena sofrida, o Atlético-PB saiu do G-4 direto para a última colocação, ficando com pontoação negativa e rebaixado para a 2ª divisão de 2025, já que não tinha mais possibilidades de ultrapassar dois times na tabela do estadual.

O Trovão Azul recorreu dessa decisão em primeira instância, mas, num segundo julgamento, agora no Pleno do TJDF-PB, a punição foi mantida por unanimidade, e o clube de Cajazeiras permaneceu com 13 pontos a menos e ainda rebaixado para a Segundona do próximo ano.

Como ainda cabia recurso dessa segunda decisão, o departamento jurídico atleticano foi até o STJD na última quarta-feira (13) e conseguiu o efeito suspensivo nesta segunda-feira (18), após finalizada a primeira fase do Campeonato Paraibano.

Deixe seu comentário

TV Diário do Sertão