Menu

Operação Festa no Terreiro: PF e Gaeco prendem prefeito de São Mamede. Leia

O prefeito de São Mamede, Umberto Jefferson, foi preso nesta terça-feira (15) durante a segunda fase da Operação Festa no Terreiro. A ação foi deflagrada pela Polícia Federal e o Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado do Ministério Público da Paraíba.

O prefeito e outros membros da gestão municipal são suspeitos de participar de um esquema de direcionamento de licitações, desvios de recursos públicos, corrupção e lavagem de dinheiro.

Segundo a PF, foram cumpridos seis mandados de busca e apreensão, sendo cinco em Patos e um em São Mamede. Além do prefeito, outras três pessoas, dentre elas secretários da gestão, foram presos.

Também foi determinado o afastamento de dois servidores de seus cargos públicos e o sequestro de bens no valor equivalente a R$ 5.187.359,94 (cinco milhões, cento e oitenta e sete mil, trezentos e cinquenta e nove reais e noventa e quatro centavos). Todas as medidas judiciais foram determinadas pelo desembargador Márcio Murilo da Cunha Ramos do Tribunal de Justiça da Paraíba.

Os crimes investigados são os previstos no art. 337-F (frustração do caráter competitivo de licitação), art. 337-J (violação de sigilo em licitação), art. 337 (afastamento de licitante), art. 337 (fraude em licitação ou contrato), art. 312 (peculato), art. 317 (corrupção passiva) e art. 333 (corrupção ativa), todos do Código Penal, bem como no art. 1º, §1º, II, da Lei nº 9613/98 (lavagem de dinheiro).

Trata-se da segunda fase da Operação Festa no Terreiro, deflagrada em 02/03, onde foram apreendidos documentos e mais de R$ 250 mil em espécie na casa de um dos alvos.

O nome da operação é uma referência ao linguajar utilizado pelos investigados ao combinar o resultado de licitações.

MaisPB

Deixe seu comentário

TV Diário do Sertão