Menu

Silvinei Vasques, ex-chefe da PRF, é preso pela PF. Foto

Silvinei Vasques, ex-diretor-geral da PRF, foi preso preventivamente, em Florianópolis/SC, na manhã desta quarta-feira, 9, em uma investigação que apura sua interferência criminosa no segundo turno das eleições de 2022.

Além da prisão de Silvinei, policiais federais cumpriram 10 mandados de busca e apreensão nos Estados de Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Distrito Federal e Rio Grande do Norte. A operação conta com o apoio da Corregedoria Geral da PRF, que determinou a oitiva de 47 Policiais Rodoviários Federais.

A operação, batizada de Constituição Cidadã, objetiva esclarecer suposto uso da máquina pública para interferir no segundo turno das eleições presidenciais de 2022.

Conforme as investigações, integrantes da PRF teriam direcionado recursos humanos e materiais com o intuito de dificultar o trânsito de eleitores no dia 30/10/2022. Foram feitas blitzen que interferiram na movimentação de eleitores, sobretudo no Nordeste, onde Lula tinha vantagem sobre Jair Bolsonaro nas pesquisas de intenção de voto.

Na véspera do referido dia 30, o diretor-geral da PRF havia declarado voto em Bolsonaro. À época, o presidente do TSE, Alexandre de Moraes, determinou a suspensão imediata das blitzen, sob pena de prisão de Vasques.

Acusações

Segundo a PRF, os fatos investigados configuram, em tese, crimes de prevaricação e violência política, previstos no CP, e os crimes de impedir ou embaraçar o exercício do sufrágio e ocultar, sonegar, açambarcar ou recusar no dia da eleição o fornecimento, normalmente a todos, de utilidades, alimentação e meios de transporte, ou conceder exclusividade dos mesmos a determinado partido ou candidato, do Código Eleitoral.

Informações: PF.

 

Deixe seu comentário

TV Diário do Sertão