Menu

Rota científica-cultural vai interligar Sertão e potencializar turismo na Paraíba. Leia

Com o objetivo de alavancar o turismo no Sertão da Paraíba, o Governo do Estado está propondo a criação de uma rota cultural cientifica na região. O projeto visa ligar o telescópio Bingo, que está sendo construído em Aguiar, o Vale dos Dinossauros, em Sousa, e um museu de arqueologia em Cajazeiras. Antes, Patos também seria beneficiada por ser a primeira cidade a receber os visitantes.

O radiotelescópio Bingo já está em fase final de deverá ser entregue em 2024, conforme afirmou o secretário estadual de Ciência e Tecnologia, Cláudio Furtado, em entrevista ao programa Hora H, da Rede Mais Rádio. Inspirado no telescópio chinês Fast, a ideia é implantar no entorno outros equipamentos no local para atender aos turistas, como hotel e restaurantes e comércios para venda de produtos temáticos.

O Vale dos Dinossauros, em Sousa, já é bastante conhecido no Estado. Mas, com a proposta, possibilitará atrair mais turistas na cidade.

Por fim, a rota terminaria em Cajazeiras onde será implantado um equipamento com materiais fósseis que foram recolhidos durante as escavações nas obras da transposição das águas do Rio São Francisco.

“Foram encontrados diversos artefatos, fósseis que tem um grande acervo arqueológico e o governo está solicitando esse conteúdo para que seja instalado esse museu em Cajazeiras. Aí se faz essa trilha de turismo científico cultural nessas três cidades”, explicou.

Deixe seu comentário

TV Diário do Sertão