Menu

“A Paraíba seguirá na vanguarda, no Nordeste, na implantação do Teste Ampliado do Pezinho”, afirma deputado Jeová Campos

Mais de um ano depois de virar Lei na Paraíba, a adoção na rede pública de saúde do Teste do Pezinho Ampliado passou a ser uma ação adotada pelo Sistema Único de Saúde em nível nacional. Graças a Lei Nº 5043/2020 que amplia o número de doenças detectadas pelo Teste do Pezinho no SUS. No entanto, a Paraíba foi pioneira no Nordeste com essa ação graças à iniciativa do deputado estadual paraibano Jeová Campos (PT), autor de um PL que virou a Lei Nº 11566. “Nosso mandato possibilitou que a Paraíba fosse foi pioneira nesta questão no Nordeste e isso muito nos estimula porque entendo que a política só tem sentido quando muda para melhor a vida das pessoas e um mandato só tem valor quando olha para o futuro, quando deixa um legado de ações que fazem a diferença para a população e a sociedade”, destacou Jeová. O parlamentar esteve com o governador João Azevêdo, essa semana, e ele se comprometeu, no próximo mandato a priorizar a implantação do teste em toda a rede estadual de saúde.

“Fiquei muito feliz de ouvir do atual governador que essa questão terá um olhar especial em sua próxima gestão. Já temos o equipamento, já temos um bom número de profissionais treinados para fazer os testes, já adquirimos os kits falta apenas que todas as unidades passem a fazer a coleta dentro dos padrões exigidos pelo equipamento que processa o exame”, destaca Jeová. Com o teste ampliado do pezinho é possível identificar até 50 enfermidades de forma precoce, ao invés de apenas seis como vinha sendo feito.

O deputado lembra que o alcance social desta medida é muito importante. “O filho do rico já tinha a sua disposição o teste ampliado porque pode pagar por ele, mas o filho do pobre tinha que se contentar em ter a testagem restrita as seis doenças. Agora, os mais humildes também são contemplados”, lembra o parlamentar, destacando que sua atuação política nos dois mandatos anteriores e no atual, sempre teve um olhar voltado para os mais humildes. “Não esqueço as minhas raízes e sei da importância de ter esse olhar para políticas públicas que façam a diferença na vida das pessoas, especialmente, as menos favorecidas economicamente”, reforçou Jeová, que se despede da ALPB este ano, já que decidiu não se candidatar a um novo mandato na ALPB, passando a responsabilidade de dar continuidade aos seus projetos, agora com o primo Chico Mendes, que se elegeu com seu apoio.

O teste do pezinho ampliado vai tornar possível o diagnóstico precoce de várias patologias, entre elas, a Fenilcetonúria e outras aminoacidopatias, Hipertireoidismo congênito, Hiperplasia Adrenal, Galactosemia, Deficiência de Biotinidase, Toxoplasmose Congênita, Deficiência de G6PD, Fibrose Cística, Anemia Falciforme e outras Hemonoglobinopatias e Leucinos.

Deixe seu comentário

TV Diário do Sertão