Menu

Codevasf confirma participação em evento sobre debate de uso das águas da Transposição no sertão paraibano. Leia

O Chefe do escritório da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba Codevasf na Paraíba, Paulo Vasconcelos, confirmou presença no debate que irá acontecer nesta terça-feira (15), em São Jose de Piranhas. O evento, promovido pela Frente Parlamentar da Água e da Agricultura Familiar, em parceria com a Prefeitura de São José de Piranhas, tem o objetivo de definir ações que possibilitem o uso das águas da Transposição no sentido de melhorar as condições do povo sertanejo.

Paulo Vasconcelos, que esteve nesta segunda-feira pela manhã reunido com o deputado estadual Jeová Campos, que preside  a Frente, numa reunião preparatória do evento de amanhã, disse que vai falar sobre as experiências do Vale do São Francisco, em Petrolina. “Vou levar informações sobre as experiências que a Codevasf tem em Petrolina e região para que a gente possa ver de que forma podemos atuar no sertão paraibano”, disse Paulo.

Para o deputado Jeová, a Paraíba não pode perder mais tempo. “Desde novembro do ano passado, que as águas da Transposição do Rio São Francisco já chegam ao Rio Piranhas e seus afluentes no sertão paraibano, mas, de concreto, até agora não se definiu nenhuma ação de uso deste importante e caro recurso hídrico. Já estamos no mês de março e não há uma definição sobre esse assunto, por isso, estamos convidando os órgãos técnicos, os prefeitos, as lideranças políticas da região, além dos interessados nesta pauta para definir o que fazer com essa água. Afinal, água é também para beber, mas, neste caso, é também para ter um olhar e direcionamento sustentável”, afirma Jeová.

O parlamentar lembra que o evento é apartidário. “Convido todos que queiram debater essa causa para participarem deste evento que não tem cor de partido, nunca teve, nem terá. O objetivo do debate será o que fazer com as águas da Transposição para melhorar as condições do povo sertanejo e isso é uma ação que não cabe partidarismos, mas, um olhar mais amplo e plural com foco num futuro melhor para os paraibanos”, disse ele.

Jeová lembrou que a ALPB está promovendo esse debate porque a Casa sempre foi uma instituição muito ativa na luta pelo projeto da Transposição, com uma mobilização permanente em defesa desta obra, depois pela conclusão dela e não poderia ficar omissa nas atuais circunstâncias. “A chegada das águas é uma realidade no sertão paraibano e precisamos não apenas ter essa água como segurança hídrica, mas, como uma efetiva oportunidade de mudança na melhoria da qualidade de vida das pessoas”, disse Jeová. O evento será realizado no ginásio poliesportivo, Marcondes Cruz de Lacerda, na cidade de São José de Piranhas, a partir das 8h e durante o dia todo.

Paulo Vasconcelos, da Codevasf, vai participar do evento

Deixe seu comentário

TV Diário do Sertão