Menu

Deputados Jeová, Buba e Cida Ramos propõem realização de audiência pública para debater situação das obras da Transposição

Os deputados Jeová Campos, Buba Germano e Cida Ramos protocolaram essa semana um requerimento solicitando a realização de audiência pública para debater a atual situação das obras do projeto de transposição de águas do Rio São Francisco, nos trechos que cortam o Estado da Paraíba. O requerimento foi de autoria da deputada Cida Ramos, com co-autoria dos deputados Jeová Campos e Buba Germano. “Há dois anos, a obra já estava com mais de 95% concluída, mas até agora, efetivamente, a água não chegou no sertão paraibano como deveria, e precisamos nos atualizar sobre o andamento das ações para a conclusão dessa obra tão importante”, afirma Jeová Campos.

O parlamentar lembra que a proposta do Projeto de Integração do Rio São Francisco é levar água para 12 milhões de pessoas nos estados de Pernambuco, Paraíba, Ceará e Rio Grande do Norte, contemplando cerca de 390 municípios a partir de dois eixos de transferência de água: Norte, com 260 quilômetros de extensão e o Eixo Leste, com 217 quilômetros. “As estruturas captam a água do Rio São Francisco para abastecer adutoras e ramais que vão perenizar rios e açudes existentes na região. Contudo, as obras ainda não foram concluídas e os trechos entregues estão sem funcionar devidamente, implicando sérios prejuízos ao Estado da Paraíba, sobretudo as comunidades ribeirinhas, que necessitam da água do “Velho Chico” para a sobrevivência”, destaca o requerimento assinado pelos três deputados paraibanos.

“Um projeto de tamanha importância para a região Nordeste, especialmente, para as pessoas que moram no sertão paraibano, não pode ficar paralisado, e a ALPB precisa se posicionar diante disso e cobrar dos agentes públicos responsáveis a conclusão e o pleno funcionamento do projeto da transposição”, reforça Jeová que na condição de Presidente da Frente Parlamentar da Água e da Agricultura Familiar, da ALPB, vem há muito tempo, desde seu mandato anterior, realizando debates sobre a Transposição e cobrando das autoridades competentes a conclusão das obras.

Assessoria

Deixe seu comentário

TV Diário do Sertão