Menu

AO VIVO: Programa Rádio Vivo será apresentado hoje (06) direto da cidade de Bernardino Batista na festa emancipação politica

O programa Rádio Vivo da Alto Piranhas será apresentado hoje (06) direto da cidade de Bernardino Batista, na festa de 25 anos Emancipação Política da Cidade.

O programa Rádio Vivo tem como apresentadores: Alberto Dias e Saul Soares e na oportunidade o convidado do programa será o prefeito de Bernardino Batista Gervázio Gomes.

O município de Bernardino Batista comemora no próximo dia 6 de setembro 25 anos de emancipação política. A Prefeitura Municipal divulgou a programação que será realizada nos dias 5 e 6.

HISTÓRIA

Em 1815, o padre José Dantas Rothea estabeleceu-se em uma grande extensão de terras na região, juntamente com alguns seminaristas e escravos. Por este motivo, o local ficou conhecido como Serra do Padre. As terras eram utilizadas para a agricultura e foram passadas a outros através de posse, arrendamento ou compra. Simultaneamente outras famílias pioneiras estabeleceram-se no local.

Em 1888, Manoel Egídio dos Santos comprou as terras que pertenciam ao padre e dedicou-se ao comércio de algodão e cana-de-açúcar. Bernardino José Batista chegou à região em 1928. Casou-se com a filha do Coronel Egídio. Foi o primeiro vereador local eleito pelo município de São João do Rio do Peixe. Seu filho José Bernardino Batista lutou pela independência política do município.

O distrito de Bernardino Batista foi criado pela lei estadual nº 4367, de 18 de dezembro de 1981, subordinado ao município de Triunfo (Paraíba). Em plebiscito de 3 de outubro de 1993, a população escolheu pela emancipação do município.[10] A emancipação política veio pela lei estadual nº 5929, de 29 de abril de 1994, desmembrado de Triunfo, durante o governo de Cícero Lucena.

CONVITE E PROGRAMAÇÃO DE EMANCIPAÇÃO:

Deixe seu comentário

TV Diário do Sertão