Menu

Gerente da Cagepa esclarece cor amarelada na água em áreas e que não compromete saúde dos Cajazeirenses.OUÇA

Muitas famílias cajazeirenses têm percebido, nos últimos dias, a cor amarelada da água fornecida pela Cagepa em algumas regiões da cidade, com maior incidência no bairro das populares que recebe água via açude da Lagoa do Arroz. Diante da constatação, a companhia esclarece que não há comprometimento na qualidade da água, podendo ser consumida normalmente, já que a composição está dentro dos parâmetros recomendados pelo Ministério da Saúde.

Nesta terça-feira (30), o gerente regional do Alto Piranhas, Cleudismar Alexandre, prestou entrevista à Rádio Alto Piranhas de Cajazeiras e informou que a Cagepa está realizando algumas mudanças no tratamento, visando garantir o aspecto incolor (cristalino), e insípido (sem gosto) características da água fornecida na região, alterada, em parte, por conta do excesso de chuvas nos afluentes do manancial, principalmente o rio São José.

O tom amarelado e o odor da água são causados pelo “arrastão” de ferro e material orgânico devido às últimas chuvas, explica o gerente. Ele detalha que esses componentes reagem ao volume de cloro e a agitação normal na rede até as residências. Mesmo a composição não fazendo mal, Cleusdismar diz que está havendo mudanças no tratamento para manter o aspecto costumeiro percebido pelos consumidores e estima que até meados de junho o problema acaba.

Diante da preocupação dos usuários, as equipes estão fazendo algumas “descargas”, que consistem em retirar a água amarelada da rede. Explica o químico da Cagepa, Dr. Alberto Magno. No entanto, como há água nas redes e também nas caixas das residências, alguns continuam recebendo a água com a coloração.

Apesar das mudanças adotadas a partir do problema, Cleusdismar adverte que o grande volume de chuva, caso se repita, pode gerar situações imprevisíveis. No entanto, reitera que a empresa está tomando todas as medidas para evitar transtornos aos consumidores e reduzir eventuais problemas causados por novas precipitações.

OUÇA

Ascom

Deixe seu comentário

TV Diário do Sertão