Quem costuma transitar pelas rodovias federais da Paraíba já percebeu que novos radares eletrônicos estão sendo instalados. Ao todo serão instalados 19 radares eletrônicos para monitoramento da velocidade na BR-230 e na BR-101.
A maior parte dos radares serão instalados na Região Metropolitana de João Pessoa, incluindo as cidades de Cabedelo, Santa Rita, Alhandra e Conde. O superintendente do DNIT na Paraíba, Arnaldo Monteiro, informou ao ClickPB que a estimativa do órgão é instalar todos os radares até o final de 2025.
Até o momento não há informações sobre início de período educativo ou operação com aplicação de multas para os infratores.
Apenas dois radares serão instalados na BR-101, nas cidades de Alhandra (Km 99,2) e Conde (Km 99,64). Já em Cabedelo serão instalados oito equipamentos, todos na BR-230, onde acontecem as obras de triplicação. Em Santa Rita, será instalado um equipamento no Km 42,94.
Já em João Pessoa serão instalados dois radares, um no Km 25,3 e outro no Km 26,1. Campina Grande receberá três novos equipamentos, no Km 132,36, Km 132,55 e no Km 136. Já em Massaranduba, será instalado novo radar eletrônico no Km 135,5.
Em Cajazeiras, no Sertão do Estado, dois radares eletrônicos serão instalados, conforme previsão do DNIT, um no Km 500,84 e outro no Km 502,03. Os dois equipamentos em Cajazeiras serão do tipo REV, Redutor Eletrônico de Velocidade, com dispositivo registrador de imagem e display de velocidade para fiscalização redução de velocidade em trechos considerados críticos e com limite diferenciado do limite máximo regulamentado para a via.
Excluindo os equipamentos instalados em Cajazeiras, todos os demais são do tipo CEV, Controlador Eletrônico de Velocidade, com dispositivo registrador de imagem, destinado a fiscalizar o limite máximo regulamentado para a via.
Confira os locais de instalação dos novos radares:
Rodovia | KM | Município | Velocidade Regulamentada | Observação |
---|---|---|---|---|
BR-101 | 99,2 | Alhandra | 80 | |
BR-101 | 99,64 | Conde | 80 | |
BR-230 | 5,97 | Cabedelo | 50 | Via Marginal |
BR-230 | 6,07 | Cabedelo | 50 | Via Marginal |
BR-230 | 8,77 | Cabedelo | 50 | Via Marginal |
BR-230 | 5,7 | Cabedelo | 80 | |
BR-230 | 6,4 | Cabedelo | 80 | |
BR-230 | 7,7 | Cabedelo | 80 | |
BR-230 | 8,9 | Cabedelo | 80 | |
BR-230 | 8,9 | Cabedelo | 80 | |
BR-230 | 25,3 | João Pessoa | 80 | |
BR-230 | 26,1 | João Pessoa | 80 | |
BR-230 | 42,94 | Santa Rita | 80 | |
BR-230 | 132,36 | Campina Grande | 80 | |
BR-230 | 132,55 | Campina Grande | 80 | |
BR-230 | 135,5 | Massaranduba | 80 | |
BR-230 | 136 | Campina Grande | 80 | |
BR-230 | 500,84 | Cajazeiras | 50 | |
BR-230 | 502,03 | Cajazeiras | 50 |
Fonte: DNIT (Novos Equipamentos PNCV)
Repercussão
A instalação dos novos radares eletrônicos já provoca uma série de comentários entre os motoristas e usuários das rodovias. Em Cabedelo, os transtornos provocados pela interminável obra de triplicação da BR-230 devem ganhar o acréscimo dos radares. A fiscalização de velocidade deve começar a ser feita ainda sem a finalização da obra, o que pode confundir ainda mais os motoristas.
falta de verba
Desde o mês de agosto os equipamentos que monitoram velocidade nas rodovias federais estão desativados na Paraíba e em todo o território nacional. Na época, o DNIT informou que o Programa Nacional de Controle de Velocidade (PNCV) foi suspenso devido a falta de orçamento.
Ainda em agosto, uma decisão da 5ª Vara da Justiça Federal, em Brasília, determinou que o Governo Lula fizesse o religamento dos radares eletrônicos. O orçamento necessário para garantir o funcionamento dos radares eletrônicos em 2025 deveria ser de R$ 364 milhões, porém, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) destinou apenas R$ 43,3 milhões.
Recomendação do MPF
Diante dos constantes acidentes e reclamações de motoristas devido aos problemas recorrentes nas obras de triplicação da BR-230, o Ministério Público Federal (MPF) expediu uma recomendação para que o DNIT corrija falhas de segurança na rodovia. O MPF determinou prazo de 15 dias para que sejam efetuados reparos incluindo a sinalização adequada, além de construção ou ativação emergencial de passarelas, além de melhorias na iluminação pública.