Na última sexta-feira (29), a Prefeitura de Bom Jesus realizou, na comunidade do Cacaré, a primeira edição da Ciranda de Serviços de 2025, uma ação integrada das secretarias de Saúde, Educação e da Mulher e Diversidade Humana. O objetivo foi aproximar da população uma série de atendimentos essenciais, garantindo mais qualidade de vida e acesso a direitos.
A iniciativa beneficiou cerca de 150 pessoas, que receberam atendimentos médicos, aplicação de vacinas, realização de testes rápidos (inclusive para Covid-19), aferição de sinais vitais, orientações odontológicas, além de serviços nas áreas de fisioterapia e nutrição.
A Secretaria da Mulher e Diversidade Humana também marcou presença com a entrega de absorventes do Programa Estadual Dignidade Menstrual, que busca assegurar saúde e respeito às mulheres em situação de vulnerabilidade social.
Segundo a prefeita Denise Bayma, a Ciranda reforça o compromisso da gestão em cuidar das pessoas onde quer que estejam:
“Nossa missão é fazer com que os serviços cheguem a todos, especialmente àqueles que, muitas vezes, têm dificuldades de acesso. É um gesto de respeito e valorização da nossa gente”, afirmou.
O secretário de Saúde, Wagner Pessoa, destacou que a ação é mais do que um mutirão:
“Além dos atendimentos no local, garantimos que os encaminhamentos necessários sejam realizados pela Secretaria de Saúde, para que ninguém fique sem a devida assistência”, explicou.
Para Philomena Couras, representante da Secretaria da Mulher, a Ciranda também cumpre um papel social importante:
“Ao lado da assistência em saúde, o Programa Dignidade Menstrual é fundamental para promover cidadania, combater tabus e oferecer às mulheres condições de cuidado com sua própria saúde”, ressaltou.
Com a Ciranda de Serviços, Bom Jesus reafirma sua política de descentralizar os atendimentos, levando até as comunidades iniciativas que unem saúde, cidadania e dignidade.
Foto: Jayane Estrela