Dom Francisco de Assis Gabriel dos Santos, de 57 anos, 9º bispo da história da Diocese de Cajazeiras, foi recepcionado por centenas de fiéis e diversas autoridades políticas e religiosas na tarde deste sábado (05), na sua chegada à cidade, para iniciar seu bispado em todo o Alto Sertão paraibano. A recepção aconteceu no Bairro dos Remédios, quando o bispo chegou em comboio vindo do município de Bom Jesus.
Na chegada, o presbítero agradeceu à recepção calorosa do povo. “É na obediência ao Papa que se assume a missão que a Igreja propõe, e com essa confiança que a gente recebe do amor do povo, das orações, alegres na esperança, como a Igreja diz”, destacou Dom Francisco.
O novo bispo, que é paraibano, recordou que nunca atuou como padre no seu estado e agora se sente ‘voltando para casa’. “É um filho que a mãe terra Paraíba recebe, e nesse calor afetivo, amoroso, carinhoso do povo de Cajazeiras”, disse.
O vice-governador Lucas Ribeiro recepcionou o novo bispo em nome do governador João Azevêdo. “A gente, representando nosso governador, traz as boas-vindas e a disposição do Governo do Estado em colaborar com a Igreja, com essa instituição que é tão importante para nossa sociedade”, destacou Lucas.
O deputado estadual Chico Mendes pediu comunhão entre os fiéis para colaborar com o novo bispado. “Todos vamos entrar em oração para que realmente possamos ter no nosso pastor maior a condução do trabalho, da espiritualidade e do apoio humano e cristão a todos os acatólicos da Diocese de Cajazeiras”, disse o parlamentar.
No seu discurso, Dom Francisco pediu união de todos que compõem a Diocese, entre fiéis e lideranças religiosas. “Eu sei da força da Igreja Católica, sei da responsabilidade do bispo diocesano, mas o Papa Francisco nos ensinou que o nosso caminho é senoidal, nós vamos caminhar juntos, o bispo e o povo”, falou o novo bispo.
Quem é Dom Francisco Gabriel
Pertencente à Congregação do Santíssimo Redentor, onde seus membros são conhecidos como padres redentoristas, Dom Francisco de Assis Gabriel dos Santos foi nomeado bispo no dia 21 de junho de 2017, quando atuava como vice-provincial dos redentoristas em Recife (PE) e pároco na Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em Garanhuns (PE). Além disso, Dom Francisco é vice-presidente do Regional Nordeste IV desde 2019.
É formado em Filosofia pelo Instituto Teológico e Pastoral, em 1994, e em Teologia pelo Instituto Teológico São Paulo, com diploma pelo Instituto Santo Anselmo, de Roma, em 1999. Sua ordenação sacerdotal aconteceu em sua terra natal no dia 22 de julho de 2000.
Em 2010, concluiu o curso de Jornalismo pela Universidade Católica de Pernambuco, chegando a produzir programas de rádio, entre eles o “Caminho da Fé”, da Rádio Olinda (PE). Um dos pilares da Congregação Redentorista é utilizar os meios de comunicação no processo de evangelizar.