A deputada estadual Doutora Paula (Progressistas) apresentou na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) o projeto de Indicação 699/25 que cria Programa de Realização de Mamografia nas detentas do sistema prisional da Paraíba. A sugestão aprovada por unanimidade pelos deputados será encaminhada ao governador João Azevêdo e ao secretário de Estado da Saúde, Patrick Almeida.
Segundo Doutora Paula, a saúde das mulheres privadas de liberdade é uma preocupação crescente, especialmente no que tange à detecção precoce, diagnóstico e tratamento do câncer de mama, uma das principais causas de morte entre mulheres acima de 40 anos no Brasil. Estudos indicam que a população carcerária feminina apresenta características específicas que podem influenciar a saúde, incluindo fatores de risco para doenças como o câncer de mama.
“No Estado da Paraíba, a implementação de programas de saúde direcionados às mulheres privadas de liberdade tem sido uma prioridade, atendendo à Lei de Execução Penal. O ‘Plano Estadual de Atenção às Mulheres Privadas de Liberdade e Egressas do Sistema Prisional da Paraíba’ destaca a importância de ações integradas que envolvam saúde, educação e reintegração social para essa população”, relatou a deputada.
Para Doutora Paula, a realização de exames de mamografia é uma medida preventiva essencial para a detecção precoce do câncer de mama, permitindo tratamentos mais eficazes e aumentando as chances de cura. Sabemos da preocupação da gestão estadual de absorver políticas públicas que venham a oferecer à população em geral, melhor condições de acesso à saúde de qualidade, motivo pelo qual nesta oportunidade, solicitamos o programa em pauta, certa do seu acolhimento.
Assessoria