Menu

Estudantes da UFCG e IFPB bloqueiam BR 230 na Cidade de Sousa em protesto ao corte de 30% na Educação. Foto

Estudantes da UFCG, Campis da Cidade de Sousa, e do IFPB resolveram fazer na manhã desta terça-feira (07), ato de manifestação, fechando a BR 230 em protesto aos cortes da educação por parte do Governo Federal.

O bloqueio da BR 230 aconteceu bem cedo em frente à entrada principal da UFCG.

Mais tarde um pouco, os manifestantes decidiram seguir em passeata até o centro da Cidade de Sousa.

A Polícia Militar do 14º BPM segue acompanhando os estudantes durante o percurso.

Cortes

O Ministério da Educação (MEC) congelou mais recursos da educação básica do que das universidades federais. Apesar do discurso do governo federal de dar prioridade à base do ensino público, ao menos R$ 2,4 bilhões que estavam previstos para investimentos em programas da educação infantil ao ensino médio foram bloqueados. As universidades federais estão sem R$ 2,2 bilhões.

O contingenciamento vai na contramão do que defende o presidente Jair Bolsonaro (PSL) desde a campanha eleitoral: o aumento de investimento para a educação básica em detrimento do ensino superior. Anteontem, o presidente, em entrevista ao SBT, reafirmou a prioridade de seu governo: “A gente não vai cortar recurso por cortar. A ideia é pegar e investir na educação básica”. Dois dias antes, o ministro Abraham Weintraub publicou um vídeo no Twitter também defendendo a mudança de prioridades. “Para cada aluno de graduação que eu coloco na faculdade eu poderia trazer mais dez crianças para uma creche.”

CLICK CZ

Deixe seu comentário

TV Diário do Sertão