O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) confirmou as expectativas e indicou o advogado-geral da União, Jorge Messias, para o Supremo Tribunal Federal (STF).
A informação foi confirmada oficialmente pelo governo no início da tarde desta quinta-feira (20). Caso seja aprovado pelo Senado, Messias ocupará a vaga aberta pela aposentadoria antecipada do ministro Luís Roberto Barroso.
Nas redes sociais, o atual AGU disse estar honrado pela indicação de Lula. “Agradeço a confiança em meu nome e acolho com afeto todas as orações e manifestações de apoio recebidas. Uma vez aprovado pelo Senado, comprometo-me a retribuir essa confiança com dedicação, integridade e zelo institucional”, afirmou Messias.
O petista disse ter “certeza de que Messias seguirá cumprindo seu papel na defesa da Constituição e do Estado Democrático de Direito no STF, como tem feito em toda a sua vida pública”. A indicação foi publicada em uma edição extra do Diário Oficial da União (DOU) nesta tarde.
Visto como pessoa de confiança de Lula, o advogado-geral da União contou com o apoio do PT na disputa. O senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG) e o ministro Bruno Dantas, do Tribunal de Contas da União (TCU), também eram cotados para o cargo.Messias precisará ser sabatinado e aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado. Em seguida, os senadores votarão a indicação no plenário da Casa. São necessários ao menos 41 votos para a aprovação.




