A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) autorizou o reajuste de 13,5% na conta de energia elétrica na Paraíba. O aumento entra em vigor na próxima quinta-feira (28).
Segundo a Aneel e a Energisa Paraíba, o impacto para os consumidores residenciais será de 13,50%. Já os consumidores de baixa tensão, que somam 87% dos consumidores na Paraíba, sentirão aumento de 13,94%, enquanto que os de alta tensão perceberão reajuste de 12,11% e o efeito médio para o consumidor será de 13,59%, conforme a tabela abaixo.
O tema foi discutido com a sociedade por meio de audiência pública em João Pessoa, no dia 18 de junho, e foi pauta da Consulta Pública nº 24/2025.
O gerente de Regulação da Energisa Paraíba, Bernardo Magalhães, comentou sobre o aumento e destacou que “mesmo com essa revisão tarifária, a tarifa da Energisa Paraíba continua sendo a mais barata da região Nordeste”.
Segundo a Aneel, o resultado da Revisão Tarifária Periódica de 2025 da distribuidora Energisa Paraíba foi aprovado pela diretoria colegiada da Agência nesta terça-feira (26). A distribuidora atende cerca de 1,88 milhão de unidades consumidoras em municípios paraibanos.
Entre os fatores que mais impactaram estão custos com transporte, distribuição, compra de energia, encargos setoriais e componentes financeiros de anos anteriores.
O Gerente de Regulação da Energisa, Bernardo Magalhães, explica que a tarifa de energia elétrica é composta por custos de geração e transmissão de energia, além de impostos e encargos setoriais, chamados de Parcela A, que são itens pelos quais a distribuidora não tem gestão e controle e que geram o maior impacto no índice.
“Nesses componentes estão incluídos os valores cobrados na conta de luz para financiar iniciativas do governo, encargos e subsídios para geração distribuída (solar, eólica e outras) e programas do setor elétrico. Importante destacar que a parte que fica com a distribuidora, chamada de Parcela B, é de 1,29% do reajuste anunciado e é utilizada para fazer frente a toda a estrutura de custos operacionais, investimentos e a prestação de serviços aos seus clientes”.