Menu

Dom Francisco de Cajazeiras é o primeiro bispo da Paraíba a se encontrar com o Papa Leão XIV

O bispo Dom Francisco, que tomará posse na Diocese de Cajazeira, no dia 5 de julho, participou da audiência do Papa Leão XIV, nesta quinta-feira (26), na Sala do Consistório, no Vaticano. A audiência com o Santo Padre foi com bispos redentoristas e scalabrinianos [Dom Francisco é religioso redentorista e estava na Diocese de Campo Maior-PI quando foi nomeado para a Diocese de Cajazeiras].

Dom Francisco foi o primeiro bispo, entre as Dioceses do estado da Paraíba, a se encontrar com o atual pontífice.

Ao autor do blog, Dom Francisco disse que o encontro com o Papa Leão foi um dos momentos marcantes de sua agenda em Roma.

”Dia todo especial na programação do I Encontro dos bispos Redentoristas. Aconteceu no início desta manhã, dia 26 de junho, a audiência com Santo Padre Papa Leão XIV que, na oportunidade, enviou benção apostólica às dioceses de Cajazeiras e Campo Maior”, disse.

 

Em seu discurso, o pontífice manifestou satisfação por este encontro, destacando a ocasião que o gerou: “A escolha de duas Congregações religiosas de se encontrarem e refletirem com os confrades que se dedicaram à Igreja no ministério episcopal”. “Trata-se de um intercâmbio que certamente enriquece os bispos presentes, suas comunidades e todo o Povo de Deus, como ensina o Concílio Vaticano II”, disse.

 

O Santo Padre frisou que a Igreja é grata a estes Institutos, aos quais pediu, com a nomeação de bispos dentre os seus membros, um sacrifício considerável em tempos de escassez de religiosos. “O serviço à Igreja inteira é para toda família religiosa a graça e a alegria mais bonita”, disse Leão XIV.

 

“Em particular, vocês, religiosos scalabrinianos e redentoristas, escolhidos e consagrados para o serviço do episcopado e do cardinalato, trazem ao seu ministério a herança de dois carismas importantes, especialmente em nossos dias: o serviço aos migrantes e a evangelização dos pobres e distantes.”

 

JOSÉ DIAS NETO

Deixe seu comentário

TV Diário do Sertão