Menu

ALTO SERTÃO PB – Nomeações de esposa, cunhadas e irmão colocam prefeito na mira do MPPB

O Ministério Público da Paraíba (MPPB) instaurou um inquérito civil para apurar possíveis casos de nepotismo na Prefeitura de Joca Claudino, no Sertão do estado. A investigação foi aberta nesta quarta-feira (21) pela 4ª Promotoria de Justiça de Sousa, com base em denúncia anônima, e está sob responsabilidade da promotora Sarah Araújo Viana de Lucena.

De acordo com a portaria de instauração, o procedimento tem como foco a nomeação de familiares do prefeito Rinaldo Cipriano para cargos comissionados e funções gratificadas na administração municipal.

Estão sendo investigadas: a esposa do gestor, Rosângela Duarte Andrade, que ocupa o cargo de secretária de Ação Social; a cunhada Rilvany Duarte de Andrade Freitas, diretora escolar; e outras duas cunhadas – Renilda Anacleto de Andrade Duarte, que atua no gabinete do prefeito como professora, e Rejane Anacleto de Andrade. O irmão do prefeito, Renilson Cipriano de Sousa, que exercia o cargo de tesoureiro, também foi citado, mas já teria sido exonerado, conforme consta em autos anteriores.

O Ministério Público considera que tais nomeações podem configurar prática de nepotismo na administração pública. Além disso, o ato pode se enquadrar como improbidade administrativa.

A promotoria requisitou ao Procurador-Geral do Município, no prazo de 30 dias, informações detalhadas sobre as nomeações, incluindo fichas funcionais, portarias de nomeação, controle de ponto, carga horária, fichas financeiras e outros documentos referentes aos anos de 2021 a 2023.

Fontes: REDAÇÃO + paraibaja

Deixe seu comentário

TV Diário do Sertão