O Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB) deu posse ao final da manhã desta quarta-feira (30), em Sessão Extraordinária, a Alanna Camilla Santos Galdino Vieira como conselheira da Corte, na vaga aberta com a aposentadoria do conselheiro Arthur Cunha Lima. Ela é a primeira mulher a ocupar o cargo.
O procurador-geral do estado Fábio Brito representou o governador e Adriano Galdino representou a Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB). Ela iniciou lendo o termo de compromisso e em seguida, algumas autoridades discursaram.
Solon Benevides discursou em nome da OAB-PB, disse que é hora de “serenar os ânimos” e que a posse representa o fim de um ciclo.
Em seu discurso, a empossada agradeceu o emprenho do pai para assegurara sua posse. “Vocês podem esperar uma cópia fiel de Adriano Galdino na atuação nesse Tribunal, no jeito de agir e proceder”, declarou em seu discurso.
Ela disse ainda que os questionamentos em torno da sua nomeação fazem parte do processo democrático e que sua posse propõe uma reflexão sobre a ocupação dos espaços públicos pelas mulheres.
“Isso marca uma nova fase onde o mérito e a capacidade caminhem lado a lado e a presença de mulheres nesses espaços não é só um direito, mas uma necessidade”, afirmou.