Menu

Paraíba é o estado que mais frauda pesquisas eleitorais, diz Globo

Reportagem do Jornal O Globo, publicada no último fim de semana, aponta para crescimento de registros de pesquisas eleitorais na Paraíba e possível relação com fraudes.

O material foi publicado no dia 21 na versão online do Jornal O Globo e no dia 22 na versão impressa.

No material é detalhado que em 2024 a Paraíba já registrou, até setembro, mais que o dobro de pesquisas em relação ao ano de 2020, quando ocorreram as últimas eleições municipais.

Em 2020 foram registradas 129 pesquisas e em 2024, até setembro, 265 levantamentos.

“Esse boom traz desafios importantes. Alguns institutos são criados com nomes muito parecidos de empresas já estabelecidas no mercado e pesquisas têm sido registradas no TSE com metodologias irregulares”, traz trecho do material. Leia íntegra:  

‘Boom’ de pesquisas eleitorais alcança números recordes no país e acende alerta para fraudes

Fenômeno crescente, o uso de sondagens se intensificou no atual processo eleitoral, e casos de levantamentos com suspeitas de irregularidades pipocam país afora. Nas últimas semanas, foram identificadas distorções nos dados, faixas do eleitorado ignoradas nas entrevistas e até pessoas de outras cidades sendo ouvidas. A Justiça chegou a derrubar pesquisas em estados como Rio, Paraíba e Piauí, por exemplo. A 20 dias das eleições deste ano, cinco estados do Nordeste tinham mais levantamentos do que em todo o período de campanha em 2020, incluindo até o segundo turno.

Até a última terça-feira, já havia 8,2 mil levantamentos registrados no país. Nesse mesmo período, em 2020, eram 5 mil. A eleição daquele ano acabou com 10,9 mil pesquisas no final do segundo turno. Os dados são do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Na Paraíba, já há o dobro de levantamentos agora do que há quatro anos. Em Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe também já há mais pesquisas neste momento das eleições do que em todo 2020.

Deixe seu comentário

TV Diário do Sertão