Menu

Ápice’ do eclipse solar 2023 deverá durar mais de 4 minutos, na Paraíba

O ápice do eclipse solar anular 2023 na Paraíba deverá durar mais de quatro minutos. A informação foi detalhada à reportagem pelo presidente da Associação Paraibana de Astronomia (APA), Marcelo Zurita. No próximo sábado (14) a Paraíba e Rio Grande do Norte devem ser os estados do país com o melhor visibilidade para o fenômeno.

“Para quem estiver na linha central da anularidade vai durar cerca de 4 minutos e 20 segundos, a anularidade. E quem tiver mais ao sul dessa linha, que tiver mais afastado vai durar menos tempo até o limite de visibilidade. Então vai durar no máximo 4min20s aqui na Paraíba”, detalhou Marcelo. De acordo com o presidente da APA, a linha central da anularidade, que passa pela Paraíba, abrange municípios de Araruna, no Brejo, até Cajazeiras, no Sertão.

“Nessa linha central da faixa de visibilidade o eclipse dura mais, a faixa anular do eclipse dura mais e o anel que se forma em torno da lua ele é mais perfeito. É mais uniforme”, explicou à reportagem. O início do fenômeno, na Paraíba, está previsto para iniciar por volta das 15h30, com ápice previsto para ter início por volta das 16h40. 

No estado, diversos municípios têm preparado uma programação especial para a observação, seja por meio da iniciativa pública ou privada. Boa parte destes locais, segundo apurou a reportagem, são pontos turísticos.

 

Deixe seu comentário

TV Diário do Sertão