Menu

Maioria do TSE nega pedido de cassação da chapa Jair Bolsonaro e Hamilton Mourão. Leia

O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) formou maioria para negar um pedido de cassação da chapa do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e do vice, Hamilton Mourão (PRTB), eleita em 2018.

Com a retomada do julgamento hoje, quatro dos sete ministros da Corte já votaram para arquivar dois processos contra a chapa bolsonarista, abertos pela coligação liderada pelo PT. Iniciadas há três anos, as ações pediam a cassação de Bolsonaro por disparos de mensagens em massa contra os petistas durante a campa.

Na última terça-feira (26), o ministro Luiz Felipe Salomão, relator do caso, votou pelo arquivamento das ações e foi acompanhado pelos colegas Mauro Campbell Marques e Sérgio Banhos. Hoje, se posicionou no mesmo sentido o ministro Carlos Horbach. Faltam os votos dos ministros Alexandre de Moraes, Edson Fachin e Luís Roberto Barroso, mas não é mais possível reverter o resultado.

Os processos foram abertos a partir de duas reportagens do jornal Folha de S.Paulo, publicadas em outubro e dezembro de 2018, que afirmaram que empresários bolsonaristas compraram pacotes de disparos de mensagens em massa, via WhatsApp, contra o PT e o então candidato Fernando Haddad. Com base nas publicações, a coligação do PT alegou que a chapa de Bolsonaro praticou abuso de poder econômico e uso indevido dos meios de comunicação.

Mas o relator do caso não concordou com os argumentos. Salomão reconheceu a existência de disparos irregulares de mensagens em massa nas eleições 2018, mas não viu indícios graves o bastante para responsabilizar a chapa de Bolsonaro.

Deixe seu comentário

TV Diário do Sertão