Menu

Melhor ONG de cultura do Brasil, destaca-se na oferta de cursos de empreendedorismo socio cultural para jovens e mulheres em 10 cidades. Leia

Eleita melhor ONG na categoria Cultura no ano de 2020 e anunciada entre as 100 organizações brasileiras reconhecidas por suas boas práticas em quesitos como governança, transparência, comunicação e financiamento a Associação Cultural Pisada do Sertão tem sido motivo de orgulho para a Paraíba. A alegria não só pelo o time da organização, mas para a cidade de Poço de José de Moura e para toda a região sertaneja da Paraíba, pois a organização vem atuando na região com foco no desenvolvimento territorial por meio da potencialização das habilidades das pessoas.

A Pisada do Sertão é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos que foi fundada em maio de 2007 por 30 jovens. Sua base e identidade sociocultural fundaram-se nos pilares da educação não formal e nas vivências comunitárias aliadas ao envolvimento destes nos espaços de discussão, elaboração e acompanhamento de ações integrantes do sistema de garantia de direitos da criança e adolescente. Atua na zona urbana e rural do município de Poço de José de Moura estado da Paraíba e na região sertaneja nas áreas da cultura, educação, e assistência social.

O pisada no Sertão é caracterizada pela atuação em rede, empreendedorismo e economia criativa, por meio da articulação, trocas e parceria que permitem a consolidação de uma proposta unificada de desenvolvimento de pessoas que refletem no desenvolvimento do território. É portanto uma organização que busca integrar as possibilidades educativas e culturais, a diversidade, identidade e relações sociais e potencializá-las a fim de promover políticas de direitos humanos em espaços que ofereçam efetivas oportunidades de aprendizagens, tornando o território um lugar de oportunidades e conquistas.

Dentro dos motivadores desata organização há a busca persistente para desenvolver as pessoas, para potenciar o lugar no qual vivem e dete modo elA está realizando o projeto Território Criativo Rota do Sol: Cultura e Inclusão Socioprodutiva com o objetivo de inserir jovens e mulheres do sertão paraibano no mercado de trabalho através de um percurso de atendimento dividido em 5 estágios, a saber:
Ciclo I – Capacitação Profissional
Ciclo II – Consultoria Técnica
Ciclo III Mentoria e Banco de Talentos
Ciclo IV – Produção de Catálogo Virtual
Ciclo V – Realização de Feiras de Negócios Criativos

Este esforço dá um sentido ao território sertanejo como um ambiente de oportunidades em qual a Fundação Banco do Brasil é a patrocinadora de um projeto de grande impacto no cenário sertanejo na área de empreendedorismo sociocultural. O projeto Território Criativo Rota do Sol tem parceria com 10 municípios do Alto Sertão Paraibano que são: Poço de José de Moura, Uirauna, Joca Claudino, Bernardino Batista, Triunfo, Santa Helena, São João do Rio do Peixe, Cajazeiras, São José de Piranhas e Monte Horebe e suas ações buscam promover atendimento de formação integrada por meio da oferta de cursos de fotografia, empreendedorismo sociocultural, VídeoMaker e curso de Produção Cultural de forma gratuita, online e de fácil acesso com o desejo de elevar os índices inserção de jovens e mulheres no mercado de trabalho e incentivar o empreendedorismo social nesse público.

Em face o contexto tecnológico e empreendedor, o curso de Produção Cultural, tem se destacado na riqueza de conteúdos e relação com eixo cultural por meio de orientações e técnicas de elaboração de projetos culturais, abordando questões sobre: leis de incentivo à cultura, editais, gestão financeira e mobilização de recursos, estratégias de comunicação, mapeamento de público alvo, legislação cultural, direitos autorais e recursos humanos. Inquieta-se esse plano pedagógico em demosntrar para os participantes a revolução ocorrida na cadeia produtica da economia da cultura em tempos da redes sociais que faz um produtor cultural do interior ser universal.

O curso tem como facilitadores dois produtores culturais de referência no Estado da Paraíba que atuam no cenário cultural na busca pela valorização, fruição e emancipação do fazer cultural. Os produtores Wanderley Figueiredo e Antônio Sobreira tem conduzido com envolvimento no processo de formação do curso de produção cultural de forma a contribuir com a formação desse público e em sua inserção no mercado de trabalho para o fortalecimento dos fazeres no âmbito cultural da Paraíba.

A Pisada do Sertão acredita nas pessoas e busca encontrar a essência de seus sonhos, despertando o potencial existente dentro de cada um, contribuindo na formação de protagonistas de suas próprias histórias e sujeitos comprometidos com a construção de um mundo melhor.

Deixe seu comentário

TV Diário do Sertão