Menu

Deputado Jeová Campos diz que equipamentos para a realização do teste do pezinho ampliado na rede pública serão instalados ainda no final deste mês de abril

Já faz mais de um ano que a proposta de implantação do Teste do Pezinho Ampliado, que vai possibilitar que o filho do pobre paraibano tenha as mesmas condições que os filhos dos ricos de identificar doenças de forma precoce, ao nascer, foi aprovado pela ALPB e sancionado pelo governador João Azevêdo, tornando-se a Lei Nº 11566. Mas agora, a ação está mais perto de ser operacionalizada. Segundo o deputado Jeová Campos, autor da propositura, os equipamentos necessários para realização dos testes começam a ser implantados no final deste mês e os treinamentos das equipes responsáveis pela instrumentalização dos testes começam no próximo dia 26 de abril.

“A demora na implantação dos testes se deveu a uma série de fatores, que passa pela aquisição dos kits, do treinamento de pessoal, da logística de realização do exame e dos equipamentos necessários para a realização dos mesmos. Mas estamos perto de tornar tudo isso realidade aqui na Paraíba, que será o primeiro estado do Nordeste a dispor desse tipo de testagem na rede pública de saúde”, disse o parlamentar, destacando o compromisso da equipe da Secretaria Estadual de Saúde, nas pessoas do Dr. Geraldo Medeiros, Secretário de Estado de Saúde; de Renata Nóbrega, Secretaria Executiva de Saúde; e do Secretário Executivo de Gestão em Saúde, Daniel Beltrami, que mesmo em meio a toda essa pandemia do Covid tocaram, em paralelo, esse projeto de grande relevância que é o do Teste do Pezinho Ampliado.
Ainda segundo o parlamentar, a expectativa é que o teste já comece a ser realizado a partir de maio, assim que acabar o treinamento da equipe que será responsável pela realização dos mesmos e a instalação dos equipamentos. Atualmente, o teste do pezinho disponibilizado na rede pública diagnostica apenas seis doenças e com a ampliação ele poderá identificar até 30 patologias. “Estou muito feliz e com uma imensa expectativa de poder ver esse teste sendo realizado em nossos bebês”, destacou Jeová, lembrando que a governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra, lhe disse que inspirada na iniciativa dele, pensa em implantar no estado vizinho o teste ampliado.

Quais patologias

O teste do pezinho ampliado vai tornar possível o diagnóstico precoce das seguintes patologias: Fenilcetonúria e outras aminoacidopatias, Hipertireoidismo congênito, Hiperplasia Adrenal, Galactosemia, Deficiência de Biotinidase, Toxoplasmose Congênita, Deficiência de G6PD, Fibrose Cística, Anemia Falciforme e outras Hemonoglobinopatias e Leucinos. No Distrito Federal, que hoje é referência em Teste do Pezinho Ampliado são feitas, em média, 400 novas consultas de primeira vez no Centro de Referência de Doenças Raras da Secretaria de Saúde.

Deixe seu comentário

TV Diário do Sertão