Menu

Governador da Paraíba fará reunião nesta segunda-feira com comitê de saúde para tomar medidas contra avanço da Covid-19

O governador da Paraíba, João Azevêdo, anunciou em vídeo que, nesta segunda-feira (22), vai “reunir o Comitê Gestor de Saúde para analisar ações efetivas e necessárias para conter a disseminação da Covid-19 na Paraíba”, diante do aumento de mortes e de novos casos da doença causada pelo novo coronavírus. A declaração foi publicada nas redes sociais, neste domingo (21). João iniciou o vídeo dizendo que é “com sentimento de profunda preocupação que me dirijo nesse domingo, 21 de fevereiro, a cada um e a cada uma de vocês.”

O gestor destacou os números alarmantes da nova avaliação do plano Novo Normal PB. “A 19ª avaliação do plano Novo Normal, divulgada ontem (20) pela Secretaria de Estado da Saúde, apontou que 62% dos municípios do nosso estado estão com bandeira laranja. Nós saímos de 22 cidades inseridas nessa situação para 138, em apenas duas semanas. O número representa um salto de 527% em relação aos dados de 6 de fevereiro.”

Ele lembrou que não havia nenhum município com bandeira vermelha e agora são seis. “Se há poucos dias, nós não tínhamos nenhum município com bandeira vermelha, que indica a necessidade da ampliação nas restrições de circulação, hoje já temos seis cidades nessa condição.”

João Azevêdo mostrou dados que demonstram a velocidade de contágio do novo coronavírus. “Lamentavelmente voltamos aos níveis de contágio que registramos em meados do ano passado. Diariamente são confirmados mais de 1.000 casos da doença no estado. Mais de 4.300 paraibanos e paraibanas perderam a vida contra o vírus. Famílias estão enlutadas. Entre os dias 23 de janeiro e 6 de fevereiro contabilizamos 340 pessoas internadas para tratamento da Covid-19 nos leitos do Sistema Único de Saúde. Entre 7 e 20 de fevereiro foram 458 pessoas que precisaram recorrer às unidades hospitalares por conta do coronavírus. Isso demonstra a velocidade do contágio.”

A ocupação de leitos de UTI também é outra preocupação. “Na Grande João Pessoa, a ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) chega perto de 80%, um número semelhante computamos no Sertão. A situação é delicada e exige de nós a adoção de medidas urgentes para continuar salvando o maior número possível de vidas e evitar o colapso no nosso sistema de saúde, como vem acontecendo em outros lugares”, declarou o gestor.

O governador defendeu que as pessoas devem pensar coletivamente, lembrou que os profissionais de saúde estão esgotados emocionalmente. “O momento requer ação, união, solidariedade, responsabilidade social. Nós precisamos da compreensão de vocês. Os profissionais de saúde estão esgotados físico e emocionalmente. Nós entendemos que as pessoas estão cansadas, mas o vírus não está. Por isso estou aqui para pedir, mais uma vez: evitem aglomerações. O distanciamento social, o uso de máscaras, a higiene correta das mãos salvam vidas.”

Ele encerrou o vídeo pedindo aos paraibanos que “se cuidem”.

Deixe seu comentário

TV Diário do Sertão