Menu

Vacinação contra a Febre Amarela será intensificada a partir da próxima segunda-feira (03)

Um cronograma de vacinação contra a Febre Amarela será intensificado a partir desta segunda-feira (5) em toda a Paraíba. Em entrevista ao ClickPB, o chefe de imunização da secretaria de Saúde de João Pessoa, Fernando Virgulino explicou que inicialmente serão vacinadas crianças de 9 meses a menores de 5 anos e a ampliação para outras faixas etária se estenderá até 2021, quando 95% dos paraibanos deverão ter recebido a imunização.

Todos os estados do Nordeste agora passam a ter essa vacina à disposição da população, mesmo sem ser uma região endêmica, após decisão aprovada na Comissão Intergestores Bipartite. Neste mesmo dia, além da campanha contra a Poliomielite, os pais terão a oportunidade de atualizar a Carteira de Vacinação dos seus filhos.

“Inicialmente serão vacinadas crianças de até 5 anos, mas pessoas que irão viajar para áreas de alta circulação do vírus poderão receber a vacina também”, explicou, reforçando que alguns grupos não recebem a vacina como gestantes, pessoas com mais de 60 anos. Já as mães que estão amamentando devem suspender durante 10 dias o processo de amamentação.

De acordo com Isiane Queiroga, chefe do Núcleo de Imunização do Estado, essa é uma das vacinas mais eficazes e seguras, que em decorrência da expansão da densidade e distribuição urbana do , os órgãos de saúde pública do Brasil passaram a considerar a ampliação da vacinação para todo o país.

A Febre Amarela é uma doença infecciosa aguda, febril, de etiologia viral, que ocorre essencialmente nas áreas tropicais da América do Sul e África subsaariana, apresentando alta letalidade que varia de 20-50% nas formas graves. A doença pode ser prevenida por uma vacina de vírus vivo e atenuado, preparada a partir da linhagem 17DD, que induz soroconversão em mais de 95% dos indivíduos vacinados.

CLICK CZ

Deixe seu comentário

TV Diário do Sertão