Menu

IFPB propõe término do semestre 2020.1 para dezembro. Leia

A Pró-Reitoria de Ensino se reuniu nesta quarta-feira (29) com os Diretores de
Desenvolvimento de Ensino dos campi do IFPB e diretores sistêmicos da pasta para discutirem ações a serem conduzidas após a aprovação pelo Conselho Superior da instituição das minutas das Atividades de Ensino Não-Presenciais (ANPs). Foram três horas de videoconferência discutindo os seguintes pontos: carga horária docente, calendário acadêmico, avaliação durante as ANPs, plano instrucional que norteará as atividades não presenciais entre outros temas.

Tendo como parâmetro de início das atividades não presenciais, o mês de agosto, os diretores de ensino juntamente com os gestores sistêmicos propuseram a data de 18 de dezembro para encerramento do semestre letivo 2020.1 podendo se estender um pouco mais de acordo com a realidade de cada campus. De acordo com a Diretora de Articulação Pedagógica da PRE, Rivânia Silva, essa data é possível cumprir a carga horaria prevista para cada curso sem sobrecarregar os estudantes.

“Com essa sugestão teremos 19 semanas letivas, quantidade de dias bem próximos a quantidade de semanas que usualmente temos num semestre”, explica a gestora.

Muitos devem se perguntar em relação as atividades práticas. Essa questão também foi discutida entre o grupo. A ideia é que as aulas práticas ou de laboratórios deverão ser planejadas para o final do ano ou relocadas para o outro semestre, priorizando nesse momento as disciplinas ou conteúdos teóricos, mas não subtraindo a possibilidade de serem usados recursos tecnológicos para tais atividades. Para os cursos superiores, será apresentado um documento próprio que orientará essas ações, baseado na Portaria
544/2020.

Ficou acordado com os DDEs que a Pró-Reitoria de Ensino emitirá uma nota técnica, que constará as orientações dos itens discutidos no encontro, além de questões sobre o acompanhamento dos estudantes através do núcleo previsto nas resoluções. O grupo se reunirá novamente, a próxima semana com temas voltados aos cursos superiores.

Deixe seu comentário

TV Diário do Sertão