Menu

Deputado Jeová Campos vai solicitar audiência com governador , Senadores e deputados federais em defesa do HU Sertão. Leia

A construção do Hospital Universitário do Sertão da Paraíba a ser edificado na cidade de Cajazeiras pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) foi tema de uma reunião na reitoria da instituição e que contou com a presença do deputado estadual Jeová Campos (PSB), do reitor Vicemário Simões, do diretor do campus de Cajazeiras, Dr. Antônio Fernandes, da diretoria do Hospital Dr. Júlio Maria Bandeira de Mello e representantes da sociedade civil organizada, na última quarta-feira (19), na Reitoria da Universidade.

Em pauta, os encaminhamentos a serem feitos para concretizar o equipamento, que está assegurado por meio de recursos de emendas parlamentares e prometido pelo governo federal desde 2014. Jeová disse ter saído “animado” do encontro. A deputada Dra. Paula e o deputado Júnior Araújo, que atualmente ocupa o cargo de Secretário de Governo do Estado, também participaram da reunião.

Jeová explicou que vai requerer uma audiência com o governador João Azêvedo, na presença também dos senadores e deputados federais da Paraíba para que ouçam o Fórum em defesa do HU do Sertão. O parlamentar salientou que esse será um hospital de alta complexidade que vai atender a população de cerca de 40 municípios do Vale do Piancó, Sertão e o Médio Sertão. “Eu saí animado da reunião. Esse fórum em defesa do HU, o Hospital Geral Universitário do Sertão, é um grupo que luta por um equipamento que interessa a 40 municípios. Será um hospital que vai implantar a alta complexidade no sertão da Paraíba para tratar da cardiologia, hemodiálise, neurologia, da clínica geral e será fundamental para o estado, não só como um hospital que vai atender a população, mas que irá cumprir o papel de ser um hospital-escola para que os futuros médicos, enfermeiros, nutricionistas, tenham um laboratório próprio, adequado ao curso”, defendeu o parlamentar.

“O curso de Medicina é um curso muito complexo, e você tem o curso da Santa Maria e da UFCG na região. Toda área de saúde precisa desse aparelho a serviço da população e da Academia. Indiquei um caminho, pedi uma audiência do fórum com o governador e nessa audiência convidarei todos os senadores e deputados federais e mostrarei que esse hospital é interesse não apenas de uma cidade”, disse Jeová Campos.

Para ele, já está no momento da Paraíba pensar em uma estrutura melhor de saúde para o sertão paraibano. Vidas correm riscos na estrada em função do tempo gasto e dos perigos de acidentes. “Não adianta a gente ficar nessa de levar paciente para Campina Grande. Muitos morrem na estrada. Tratar de um infarto, levando para João Pessoa é outro problema ainda maior. É preciso cuidar dessa estrutura nesse cantinho que é Cajazeiras e que está a 500 quilômetros de João Pessoa. Vamos juntos que dará certo. Cajazeiras sempre vence seus desafios, toda classe politica e sociedade civil organizada está unida nessa caminhada e isso será uma realidade”, concluiu o deputado, otimista.

Vale frisar que a edificação do hospital é uma luta da sociedade civil organizada desde 2014. Sua entrega foi, inclusive, anunciada em 2018, algo que não foi feito, e o governo federal continua sem respostas para tal deliberação. Foram assegurados pelo governo federal, por meio de emendas parlamentares, no ano de 2019, R$ 25 milhões de reais.

O Hospital Universitário será construído ao lado do Campus da UFCG em Cajazeiras, com capacidade de 200 leitos (145 gerais, 20 de UTI adulta, 15 de UTI pediátrica, 10 de UTI neonatal e 10 de UCI), além de centro de imagens avançado; unidades de Patologia e Citopatologia; centro de hemodiálise com 20 leitos; centro de média e alta complexidade em nefrologia; serviço cardiovascular, entre outros.

CLICKCZ

Deixe seu comentário

TV Diário do Sertão