Menu

Meteorologista aponta diz mês de fevereiro 2020 será iniciado com chuvas no sertão. Foto

Dois pontos para atualização das condições climáticas no Semiárido do setor norte do Nordeste do qual faz parte do Semiárido do Estado da Paraíba.

De acordo com o físico Rodrigo Cézar Limeira, o calor intenso das últimas semanas registrado no interior do Nordeste deverá se intensificar um pouco em dezembro.

Segundo o estudioso, dia 21 de dezembro tem início o verão do hemisfério sul, período que dura até aproximadamente 21 de março, no qual os raios solares incidem de forma menos inclinada sobre o referido hemisfério.

Dessa forma, sendo dezembro o mês mais quente do ano, é de se esperar um calor ainda mais intenso sobre a região Nordeste do Brasil. Além disso, a região central do Oceano Pacífico Equatorial está com viés de temperatura positivo, insuficiente para formar um novo episódio do fenômeno climático e oceânico El Niño, mas suficiente para ajudar a manter as temperaturas variando de normais a acima da média sobre grande parte do Nordeste neste final de ano.

De acordo com o físico, as condições oceânicas indicam o início do período chuvoso das mencionadas regiões entre os dias 05 e 15 de fevereiro, apesar do estudioso divulgar só a partir de 20 de dezembro sua previsão a respeito do período mais chuvoso do Semiárido do setor norte do Nordeste.

Para dezembro e janeiro a perspectiva é de chuvas isoladas no Semiárido da PB, em dezembro a chuva cai de forma mais isolada, mas em janeiro elas se tornam mais generalizadas, atingindo uma quantidade maior de localidades da região.

Deixe seu comentário