Menu

Drª Paula apresenta requerimento com ‘Moção de Congratulação’ a São João do Rio do Peixe pelos 138 anos de emancipação política. Leia

De autoria da deputada Drª Paula Francinete (PP), tramita na Assembleia Legislativa da Paraíba requerimento em que a parlamentar apresenta ‘Moção de Congratulação’  à população do município de São João do Rio do Peixe,  pelos 138 anos de emancipação política, data a ser comemorada na próxima terça-feira (8). Coincidentemente, o pleito apresentado por Drª Paula deverá entrar em pauta de votado na sessão ordinária da próxima terça, dia do aniversário da cidade.

No documento, a parlamentar solicita à Presidente da ALPB que a propositura, após aprovada em Plenário, seja encaminhada ao senhor Airton Pires de Sousa, Prefeito Municipal, ao vereador Carlos Sena de Medeiro, presidente da Câmara dos Vereadores, e, ainda, à senhora Ruthlana Dutra Nogueira. Em uma das citações, no requerimento, a deputada externa carinho a admiração pela cidade. “São João do Rio do Peixe, terra berço de proeminentes filhos que tem orgulhado seus conterrâneos”.

Na justificativa, Drª Paula lembra que São João do Rio do Peixe, no decorrer da sua historia, mudou de nome para Antenor Navarro por força de Decreto Municipal n° 50, de 26 de maio de 1932, confirmado pelo Decreto Estadual nº 284, de 03 de junho do mesmo ano.  A deputada acrescentou que, com o nome de batismo, São João do Rio do Peixe, a localidade foi fazenda, povoado, distrito e vila, o que perdurou até o início da terceira década do século XX, quando, descaracterizando assim as origens da povoação, visto que o homenageado não tinha qualquer vínculo com as raízes históricas do município.

“Tal fato (mudança do nome) se deu em virtude do senhor Natércio Maia, prefeito de então, entender de prestar uma homenagem à memória do Interventor Federal do Estado da Paraíba, Antenor Navarro, morto no dia 26 de abril 1932, num desastre aéreo, nas costas da Bahia, quando o avião em que viajava caiu no mar, escapando apenas seu companheiro de viagem, o ministro José Américo de Almeida. Não obstante a mudança oficial, a comunidade, que não fora consultada nesse sentido, continuou, durante muito tempo ainda, impondo a antiga e histórica denominação pela qual a localidade vinha sendo conhecida desde 20 de junho de 1752”, explicou.

De acordo com a deputada, por fim, no dia  05 de outubro de 1989, por ocasião da promulgação da nova Constituição do Estado da Paraíba, a povoação, depois de 57 anos, recuperou sua antiga e histórica denominação de São João do Rio do Peixe, graças à ação parlamentar do Deputado Estadual José Aldemir Meireles de Almeida que, através de propositura da sua lavra, obteve o feito.

A deputada Drª Paula finaliza a justificativa com a seguinte declaração: “Neste dia 08 de outubro, quando da comemoração dos 138 anos de emancipação política de São João do Rio do Peixe, considero oportuno e procedente prestar homenagem ao seu povo laborioso e intrépido, mas que para tal, tomo a liberdade de escolher um dos seus filhos prodigiosos, o educador, escritor e historiador que escreveu e abrilhantou a sua história, o professor Antonio Nogueira da Nóbrega. Que todas as honras desta data memorável sejam dirigidas a destacar a recordação do ilustre professor, que as novas gerações possam conhecer os feitos da caneta habilidosa do escritor e historiador”.

Assessoria

Deixe seu comentário

TV Diário do Sertão