Menu

Professor José Antonio – O Parque de Exposição de Animais não pode morrer ou Cajazeiras, cidade do “já teve”. Leia

A cidade de Cajazeiras tem que por fim, definitivamente, de ser chamada a “cidade do já teve”. Escrevi no ano de 1972, no Correio do Sertão, jornal que circulou em Cajazeiras, uma série artigos fazendo criticas aos gestores de então e do passado que não lutaram bravamente para que a cidade não perdesse órgãos estaduais e federais e que não fossem destruídos prédios históricos que foram conquistados/construídos depois de muitas lutas e do trabalho do seu povo.

Na época, o gestor municipal não ficou satisfeito com o que eu escrevi e fez de tudo para fechar o jornal, que também fazia outras críticas à sua administração.

E a cidade continua perdendo órgãos: Junta do Trabalho, Receita Federal, Ministério do Trabalho, que fechará em breve, e a bola da vez é o Parque de Exposição de Animais Antonio Cartaxo Rolim, um espaço construído e inaugurado pelo filho da terra: Ivan Bichara Sobreira, no dia 19 de agosto de 1977, dentro das festividades alusivas à Emancipação Política de Cajazeiras.

 

Desde então a cidade sediava as suas famosas e históricas feiras de animais para alegria dos produtores de toda a região, com os bancos financiando centenas de cabeças de ovinos e caprinos. O dinheiro corria solto.
Estamos vivenciando sete seguidos anos de seca, mas o Parque não perdeu sua função: foi ali, que em sete anos do governo de Ricardo Coutinho, que milhares de quilos de ração eram distribuídos, a preços subsidiados, aos criadores da região, além de nunca ter deixado de ser um ponto de encontro daqueles que negociam gados leiteiros e porcos. Só os cegos não sabem que isto vinha ocorrendo.
Sinceramente me doem a alma e o coração quando vejo acontecer um fato desta natureza em Cajazeiras, principalmente para quem conhece de perto a história da conquista daquele espaço, que foi adquirido pelo prefeito da época, Antonio Quirino de Moura, em janeiro de 1976 e em abril estava nas mãos da prefeitura a escritura do terreno de 33 tarefas, o equivalente a 10 hectares.
O prefeito Quirino deu inicio ao desmatamento do terreno, mas o próprio governador Ivan achou por bem mandar a SUPLAN realizar os serviços, sob o comando do Engenheiro Paulo Souto, que namorava uma cajazeirense, que veio a ser sua esposa, que era filha de Antonio Rolim Cartaxo, que foi o nome dado ao Parque de Exposição, numa justa homenagem a um dos grandes filhos desta terra. Antonio Cartaxo era filho do Coronel Sabino e neto de Antonio Joaquim do Couto Cartaxo, cajazeirense, que depois de Padre Rolim foi o personagem mais ilustre do século passado, que muito engrandece a história de Cajazeiras.

Como esquecer, desmerecer e apagar da nossa memória este fato?

A inauguração do Parque foi na gestão do prefeito Francisco Matias Rolim, no seu primeiro ano de mandato. Esta obra é um dos símbolos maiores do amor de Ivan Bichara, enquanto governador da Paraíba, para com sua amada Cajazeiras.

Na época, nos intestinos do governo de Ivan, houve uma divergência com relação à criação do parque de exposição, sendo José Costa de Oliveira, presidente do FIPLAN, Fundação Planejamento da Paraíba que se opôs a ideia de Humberto Manoel de Freitas, que era o secretário de agricultura do estado, mas sob os olhares atentos de Francisco Sales Cartaxo, cajazeirense que ocupava a secretaria de planejamento conseguiu quebrar as arestas antes mesmo de chegar aos ouvidos de Ivan Bichara. E o parque foi criado.

Basta o que fizeram recentemente com a memória de um cajazeirense que se doou integralmente à causa da educação e a única homenagem que fizeram pra ele foi dar o nome a um Centro de Ensino Supletivo Monsenhor Vicente Freitas: fecharam a escola e a transformaram numa delegacia de polícia.

Cajazeiras tem sido muito ingrata e tem sepultado muito bem seus grandes filhos, os filhos da terra, de raiz e de amor telúrico nos cemitérios do esquecimento. Não façamos isto com Antonio Cartaxo Rolim

Coluna do Professor José Antonio de Albuquerque no  Jornal Gazeta do Alto Piranhas (27).

CLICK CZ

Deixe seu comentário

TV Diário do Sertão