Menu

Secretaria de Cultura da PB critica cortes no Centro Cultural de Sousa e lamenta decisão do BNB. Leia

A reestruturação implementada pela direção do Banco do Nordeste cancelou os projetos dos Centros Cultural de Sousa, na Paraíba e Juazeiro do Norte no Ceará. A decisão vêm gerando preocupação e já está sendo alvo de uma série de críticas em toda a região Nordeste. Em nota divulgada neste sábado (29), o secretário da Cultura do Estado, Damião Ramos Cavalcanti, disse que a medida é preocupante. “Essa ideia de querer esvaziar e fechar o Centro Cultural Bando do Nordeste do Brasil afronta a comunidade de artistas paraibanos”, disse.

Segundo o texto da nota, as políticas públicas desenvolvidas pelo banco é uma tradição que não pode ser eliminada de qualquer forma. “Unamo-nos para que essa árvore frondosa e frutífera não seja cortada e continue dando frutos e abrigo à arte e aos artistas da cultura da Paraíba, do Nordeste Brasileiro, especialmente do bravo povo sertanejo”, completa o texto da nota.

A informação do cancelamento pegou todos os artistas de surpresa ao serem informados em cima da hora sobre as mudanças através de telefone na última terça-feira (25).

Segundo o banco, os cancelamentos acontecem devido a um contingenciamento de recursos.

Confira a nota na íntegra:

Em nota, o Centro Cultural, mantido pelo Banco do Nordeste, informou que, “no momento, está reestruturando seu modelo de atuação, no intuito de modernizar a estratégia de funcionamento e ampliar parcerias com outras instituições”.

Outro Centro que sofreu cortes com a reestruturação foi o de Juazeiro do Nortes, no Ceará. O secretário da pasta também lamentou o caso, dizendo que o que está em questão não é apenas o fechamento, seja ele provisório ou não, é uma política de cultura do BNB. Que para ele quebra um histórico de desenvolvimento, ao lembrar que o BNB estabeleceu nos últimos quinze anos uma política de fomento à cultura do Nordeste muito forte, sobretudo no semiárido, nas capitais da região, e depois como centros culturais.

Está previsto uma reunião com todos os secretários da Cultura da Região Nordeste para cobrar explicações ao presidente do BNB acerca do caso e sobre as formas de solucionar os cortes.

O Centro Cultural Banco do Nordeste em Sousa foi inaugurado em junho de 2007 e abriga atividades de literatura, dança, música, cultura popular, teatro, além de outras linguagens artísticas.

CLICK CZ

Deixe seu comentário

TV Diário do Sertão