Menu

Pesquisa Big Data aponta João Azevêdo com 33%, Maranhão com 23% e Lucélio Cartaxo com 19%

O resultado da Pesquisa Big Data/TV Record sobre a disputa para o Governo do Estado da Paraíba foi divulgada nesta segunda-feira (24) e apontou João Azevêdo (PSB) como o mais indicado pelos eleitores pesquisados. Azevêdo lidera a pesquisa com 33% das intenções de voto.

O segundo candidato mais bem colocado na pesquisa estimulada é José Maranhão (MDB), que aparece com 23% das intenções de voto. Já Lucélio Cartaxo (PV) aparece na terceira posição com 19%.

Tárcio Teixeira foi o escolhido de 1% do eleitorado pesquisado como candidato a governador e Rama Dantas não chegou a pontuar nessa consulta. 13% do total dos entrevistados afirmou que pretende votar banco, nulo ou não votará. Outros 11% declararam estar indecisos.

A pesquisa do instituto Real Time Big Data foi registrada sob o número PB-00569-2018 e contratada pela TV Record. Ao todo foram entrevistados mil eleitores no estado da Paraíba entre os dias 21 e 22 de setembro. O nível de confiança é de 95%. A margem de erro é de até 3 pontos percentuais para mais ou para menos.

Segundo registrado no TSE, a pesquisa é quantitativa e consiste na realização de entrevistas por telefone, com a aplicação de questionário estruturado junto a uma amostra, representativa do eleitorado em estudo.

Comparando a penúltima e a última pesquisa divulgadas pela Real Time Big Data, respectivamente no dia 4 de setembro e no dia 24 de setembro, é possível perceber o crescimento nas intenções de voto para João Azevêdo, de 28% para 33%. Maranhão passou de 22% para 23%. Lucélio Cartaxo apresentou uma pequena retração em suas intenções de voto, passando de 21% para 19%.

Tárcio Teixeira passou de 0,5% para 1% e Rama Dantas, que tinha 0,5% agora tem 0% nas intenções de voto. Os votos brancos e nulos passaram de 11% para 13%. Já o número de indecisos caiu de 17% para 11%.

Pesquisa espontânea 

O Instituto também realizou uma pesquisa espontânea (quando o eleitor é questionado sem a apresentação dos nomes que estão na disputa). Na modalidade estimulada, os números são os seguintes:

João Azevedo (PSB): 24%

Zé Maranhão (MDB): 18%

Lucélio Cartaxo (PV): 15%

Nulo / Branco / Não votará: 11%

Indecisos: 32%

***

DADOS TÉCNICOS

A pesquisa foi encomendada pela Rede Record de Televisão. O levantamento foi realizado entre os dias 21 e 22 de setembro de 2018. Foram ouvidos 1.000 entrevistados. A margem de erro da pesquisa é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%. A pesquisa foi registrada na Justiça Eleitoral com o número PB-00569-2018.

Deixe seu comentário

TV Diário do Sertão