Menu

Câmara Municipal de Cajazeiras realizou sessão especial da Semana Nacional da Enfermagem; propositura da vereadora Léa Silva. Foto!

A Câmara Municipal de Cajazeiras realizou, na noite dessa terça-feira (15), uma Sessão Especial em alusão à Semana Nacional da Enfermagem, atendendo a propositura da vereadora Josefa Léa da Silva (DEM).

A sessão presidida pelo vereador Marcos Barros (PSB), presidente do Legislativo Municipal, reuniu vereadores, representantes de entidades, imprensa, Conselho Regional de Enfermagem (Coren), diretora da FSM, diretora da UFCG, profissionais e estudantes da área da enfermagem.

Os profissionais de enfermagem foram homenageados e reconhecidos como gestores e produtores de cuidados à pessoa humana.

Durante a Sessão Especial foi lembrada a perca prematura do deputado federal Rômulo Gouveia (PSD) e feita uma homenagem especial para a enfermeira Roane Ramalho (in memorian).

O conselheiro federal do Coren agradeceu pela regulamentação das 30 horas semanais e sobre a conquista de ter sido implantada a redução em 21 municípios da Paraíba.

Foi ressaltada a fundamental importância do (SUS) Sistema Único de Saúde, como foi debatida a falta de pagamento aos profissionais da enfermagem que incansavelmente na árdua profissão cuidam de vidas.

Na ocasião, também foi enfatizado o projeto de lei sobre redução das 30 horas por ser extremamente louvável e dá um ponta pé inicial no município de Cajazeiras, mas foi discutido que a profissão da enfermagem precisa ser reconhecida pelo empenho de suas tarefas. E enquanto ciência a enfermagem tem que ser conscientizada do papel na sociedade e na saúde.

Os profissionais de enfermagem como produtores e gestores de cuidados acompanham, orientam e observam o usuário, paciente, cliente em todo: ciclo de vida, processo de restabelecimento da saúde, bem como, nos momentos de promoção, prevenção de doenças, acidentes e agravos.

As lutas diárias da área da saúde são sempre grandes, sendo preciso melhorar não só as condições de trabalho, mas também as salariais e, dessa forma, ter uma maior inserção dos conselhos de enfermagem nos ambientes hospitalares, afim de fiscalizar para que a profissão da enfermagem  possa ser melhor reconhecida.

Por Ismênia Salviano

Radar Sertanejo

Deixe seu comentário

TV Diário do Sertão