Menu

Comissão define programação do Centenário do Cajazeirense e ex-governador Ivan Bichara. Leia

Em maio deste ano, comemora-se o centenário de nascimento de Ivan Bichara e uma comissão formada pela Prefeitura Municipal de Cajazeiras está organizando uma série de eventos em Brasília, João Pessoa, Guarabira e, claro, Cajazeiras, sua terra natal. Em maio deste ano, comemora-se o centenário de nascimento de Ivan Bichara.

A programação final ainda está sendo fechada, mas alguns eventos já estão definidos. Em Brasília, será realizada, no dia 23 de maio, uma sessão solene na Câmara Federal, comemorativa do centenário de nascimento do ex-deputado federal e ex-governador Ivan Bichara, proposta pelo deputado federal Rômulo Gouveia.

Em Cajazeiras, no dia 24 de maio, data de nascimento de Ivan Bichara, haverá uma missa solene no Santuário Nossa Senhora Auxiliadora. Na sexta-feira, dia 25 de maio, uma sessão conjunta da Assembleia Legislativa e da Câmara Municipal de Cajazeiras, proposta pelo deputado estadual Jeová Campos e pelo vereador Marcos Barros. Na ocasião, será promulgada a lei que cria a Medalha de Honra ao Mérito Cultural Ivan Bichara Sobreira. Ainda em Cajazeiras, no dia 26 de maio haverá abertura de exposição fotográfica na Secretaria de Cultura de Cajazeiras sobre a vida de Ivan Bichara.

Em João Pessoa, no dia 28, sessão solene conjunta da Assembleia Legislativa e da Câmara Municipal da capital, em comemoração ao centenário de nascimento de Ivan Bichara, proposta pela deputada Camila Toscano e pelo vereador Fernando Milanez. No dia 30, sessão especial na Academia Paraibana de Letras, com palestra do acadêmico Hildeberto Barbosa Filho.

Já em Guarabira, no dia 29, sessão solene da Câmara Municipal da cidade, proposta pelo vereador Júnior Ferreira, com palestra do historiador José Octávio de Arruda Melo. Em seguida, exposição fotográfica sobre Ivan Bichara.

Desde o dia 11 de dezembro e 2017 foi criada, pelo prefeito de Cajazeiras, José Aldemir Meireles de Almeida, uma comissão especial destinada a organizar e coordenar a realização de eventos comemorativos ao centenário de Ivan Bichara Sobreira. A Comissão é formada por Francisco das Chagas Amaro da Silva (presidente), Antônio Quirino de Moura, Francisco Sales Cartaxo Rolim, Paula Francinete Lacerda Cavalcanti de Almeida, José Antônio de Albuquerque, Ubiratan Pinheiro de Assis, Francelino Soares de Souza e Agnaldo Batista Rolim.

Ivan Bichara Sobreira nasceu em Cajazeiras, no dia 24 de maio de 1918 e morreu no Rio de Janeiro, em 11 de junho de 1998. Foi deputado estadual, federal e governador da Paraíba. Além de político, Ivan Bichara Sobreira foi escritor. Publicou diversas obras, entre elas: “O romance de José Lins do Rego” (1971), “Carcará” (1984), “Tempo de servidão” (1988) e “Joana dos Santos” (1995).

Filho de João Bichara e Hermenegilda Bichara Sobreira, começou seus estudos em Cajazeiras no Colégio Padre Rolim, e conclui no Liceu Paraibano, em João Pessoa. Formou-se na Faculdade de Direito do Recife em 1945.

Após o término do curso, volta à Paraíba e advogou nas localidades de Guarabira, Sapé e João Pessoa, e conseguiu passar em concurso público para procurador.

Fonte: Linaldo Guedes

Deixe seu comentário

TV Diário do Sertão