Menu

FINALMENTE: ANA (Agência Nacional das águas) determina fechamento das comportas de Lagoa do Arroz. LEIA

A ANA (Agência Nacional das Águas) atendeu ao pedido feito pela comissão de gestão do açude de Lagoa do Arroz e determinou o fechamento imediato das comportas, paralisando assim, a liberação das águas no leito do rio, fato que vinha acontecendo desde o último dia 02 de Janeiro.

Ainda segundo a agência, a vazão efluente será reajustada para a condição anterior a liberação do dia 02 que era de cerca de 40 voltas, mantendo então o baypasse fluindo no leito do rio Cacaré.

O fechamento aconteceu na manhã desta terça-feira(09) por volta das 10:00hs, quando da chegada da documentação.

Veja o comunicado da ANA:

Senhores(as),

Considerando o relato do Sr. Francisco Jocerlan de Aquino, presidente da Comissão Gestora do Açude Lagoa do Arroz, acerca das condições de fluxo da água ao longo do rio Cacaré (cópia do Ofício 01/2018 anexa) e também a ata da reunião da Comissão Gestora e da Comissão de Acompanhamento da Alocação de Água 2017-2018 (cópia anexa), realizada no dia 05/01/2018, em Bom Jesus-PB, resolvemos suspender a liberação adicional de água autorizada por meio do 1º aditivo ao termo de alocação 2017-2018 até que sejam adequadas as condições para o fluxo da água ao longo do rio Cacaré


Conforme relato e registros fotográficos encaminhados pelo presidente da Comissão Gestora, existem depressões no leito do rio provocadas por extrações de areia e barramentos que estariam dificultando o avanço da água ao longo do rio. Tal situação implica em grandes perdas de água e possivelmente impedirá que a água chegue à comunidade Várzea da Ema, que era o objetivo principal do pleito de liberação da água. E cabe aqui ressaltar que reservatório se encontra no estado hidrológico vermelho, que caracteriza situação de escassez hídrica, e, portanto, deve-se buscar o uso mais racional possível da água e evitar quaisquer desperdícios.

A vazão efluente do reservatório Lagoa do Arroz será reajustada para a condição vigente antes da liberação adicional, ou seja cerca de 40 l/s. Caso sejam implementadas ações de ordenamento do fluxo da água ao longo do rio Cacaré, tais como: eliminação de barramentos e depressões, limpeza, etc., a liberação adicional de água poderá ser retomada


Atenciosamente,

COORDENAÇÃO DE MARCOS REGULATÓRIOS E ALOCAÇÃO DE ÁGUA – COMAR
Superintendência de Regulação – SRE
Agência Nacional de Águas – ANA
+55 61 2109-5556 [email protected]

CLICKCZ

Deixe seu comentário

TV Diário do Sertão