Menu

Previsão Climática: Pesquisador em Climatologia afirma que Seca no Semiárido Nordestino chegará ao fim em 2018; mês de Janeiro será com muitas chuvas. Leia

Em contato com o departamento de Jornalismo da Rádio Alto Piranhas e com o Portal Click CZ, nesta quarta-feira(13) através de E-mail. O pesquisador em Climatologia da cidade de Santa Cruz -PB Ricardo César Alves de Andrade, passou dados esclarecendo prognóstico elaborado pelo estudo feito de como será  a quadra invernosa para 2018.

Previsão Climática para 2018.

Depois de uma longa e dramática sequência de anos com precipitações escassas e irregulares, finalmente vai chuver o suficiente para por fim a excepcional crise hídrica que assola o semiárido do Nordeste há seis anos. A expectativa é que as chuvas cheguem fortes e abrangentes em todo o Nordeste já no próximo mês de janeiro em decorrência da atuação de sistemas meteorológicos de grande escala, como o Vortece Ciclone e a Zona de Convergência Intertropical.

Todavia, será no outono, especialmente ao longo dos meses de março e abril, que as chuvas deverão se intensificar sobre o Nordeste brasileiro, tornando-se mais frequentes e prolongadas, ideais, portanto, para a recuperação do volume dos grandes açudes e barragens do interior da região, que atualmente se encontram em níveis críticos, com pouquíssima água armazenada em seus leitos.

O retorno das chuvas em volume e intensidade suficientes para encerrar a mais prolongada seca de que se tem notícia no semiárido brasileiro será possível devido a uma grande mudança na circulação dos ventos sobre a região intertropical do planeta. Nesse novo padrão atmosférico, estabelecido ao longo dos últimos meses, observa-se, por exemplo, o predomínio da circulação anticiclonal( altas pressões ) sobre o Pacífico Tropical Sul adjacente à América do Sul. A tendência é que a partir de janeiro o núcleo dessa circulação avance sobre a porção oeste do continente sul-americano, transfigurando-se em Alta da Bolívia e permitindo, assim, a atuação bem configurada do Vortece Ciclone sobre o Nordeste Brasileiro. Ademais, tem se observado, desde o começo de outubro, um progressivo aumento da pressão atmosférica sobre a região do Atlântico Tropical Norte em detrimento do estabelecimento de uma zona de baixa pressão sobre a parte centro-oriental do Brasil e Atlântico Tropical Sul adjacente.

Esse é um dado particularmente auspicioso, pois é justamente a existência de uma diferença de pressão entre o Atlântico Tropical Norte e o Atlântico Tropical Sul que possibilitará o deslocamento do eixo da Convergência Intertropical para uma posição ao sul da linha do Equador, intensificando as chuvas sobre o setor norte do Nordeste. Fator decisivo para a ocorrência de um grande inverno em nossa região no próximo ano, no entanto, será mesmo o posicionamento da Alta Subtropical do Atlântico Sul(ASAS). A expectativa é que a partir do final de fevereiro esse sistema de alta pressão se torne muito ativo, atuando mais próximo da costa brasileira, intensificando os alísios de sudeste e possibilitando o avanço rápido e frequente das frentes frias para o Nordeste notadamente ao longo de março e abril, que juntamente com janeiro serão os meses mais chuvosos de 2018 em nossa região.

Santa Cruz -PB, 30/11/2017

Ricardo César Alves de Andrade

[email protected]

CLICKCZ

Deixe seu comentário

TV Diário do Sertão