Menu

ESTREIA: Portal CLICK CZ lança ” NOTÍCIAS SAÚDE” abordando os 10 Sintomas dos RINS. (VÍDEO)

O rim é um órgão localizado na porção posterior do abdômen, paralelamente à coluna vertebral. A maioria de nós possui dois rins, um em cada lado da coluna, mas há pessoas que nascem apenas com um.

Os rins são órgãos essenciais à vida, sendo responsáveis por diversas funções, entre elas, filtragem do sangue, controle dos níveis de eletrólitos (sódio, potássio, cálcio, fósforo, magnésio…), da pressão arterial, da quantidade de água do corpo, estimulo à produção de glóbulos vermelhos, produção de vitamina D, etc.

 

Muitas doenças dos rins apresentam pouco ou nenhum sintoma nas suas fases iniciais. Boa parte dos pacientes só descobre ser portador de doença renal em estágios avançados, quando já não há muito o que fazer para salvar a função dos rins.

A melhor maneira de se identificar precocemente as doenças renais é através de exames de sangue e urina. A dosagem da creatinina sanguínea nos permite calcular a taxa de filtração sanguínea dos rins, enquanto que o exame simples de urina, chamado de Urina 1 ou EAS, pode identificar a presença de sangue, proteínas, glicose ou outras substâncias que apontam para uma possível doença renal.

O grande problema é que, apesar de serem exames baratos e amplamente disponíveis para a população, o desconhecimento dos sintomas que indicam doenças renais faz com que boa parte das pessoas não procurem atendimento médico para avaliação dos seus rins. Portanto, frequentemente, as doenças renais não provocam sintomas relevantes, e quando o fazem, os pacientes não sabem reconhecê-los.

Neste artigo vamos falar de dez sinais e sintomas comuns das doenças dos rins. Se você reconhecer qualquer um desses sintomas, procure um médico para fazer uma avaliação dos seus rins.

Antes de seguirmos em frente, não deixe de assistir a esse curto vídeo produzido pela equipe do MD.Saúde, que explica de forma simples a insuficiência renal e o exame da creatinina.

SINAIS E SINTOMAS DE DOENÇAS RENAIS

Sintomas dos rins #1 – Sangue na urina (hematúria)

Hematúria é o nome que damos à presença de sangue na urina, seja ela visível a olho nu ou apenas detectável em análises de urina.

A presença de sangue visível na urina recebe o nome de hematúria macroscópica. Urinar sangue costuma assustar os pacientes, pois é senso comum que este é um sinal de que há algo errado nas vias urinárias. Dificilmente uma pessoa com sangue na urina não toma a iniciativa de procurar atendimento médico.

O grande problema é quando a perda de sangue é imperceptível. A hematúria microscópica é aquela que só é identificada através de exames de urina. Este tipo de sangramento na urina pode passar despercebido por anos, já que não é detectável a olho nu.

A presença de sangue na urina, seja visível ou não, pode ser causada por várias doenças, entre elas:

– Câncer renal.
– Câncer de bexiga.
– Câncer de próstata (leia: CÂNCER DE PRÓSTATA | Sintomas e tratamento).
– Cálculo renal (leia: CÁLCULO RENAL | PEDRA NOS RINS | Sintomas da cólica renal).
– Infecção urinária (leia: INFECÇÃO URINÁRIA | CISTITE).
– Hiperplasia benigna da próstata (leia: HIPERPLASIA PROSTÁTICA BENIGNA | Sintomas e tratamento).
– Doenças do glomérulo (leia: GLOMERULONEFRITE | O que é, sintomas e tratamento).
– Anemia falciforme.
– Doença policística renal (leia: RINS POLICÍSTICOS | Doença policística renal).
– Trauma renal.
– Medicamentos.
– Tuberculose urinária (leia: TUBERCULOSE | Sintomas e tratamento).
– Esforço físico.
– Excesso de cálcio na urina.
– Endometriose (leia: ENDOMETRIOSE | Sintomas e tratamento).

 

Deixe seu comentário