Menu

GARANTIA: Ministro garante antecipação nas obras do Eixo Norte do Projeto de Integração do Rio São Francisco. Leia

“Quero reafirmar o compromisso do Governo Federal de entregar o Eixo Norte do Projeto de Integração do Rio São Francisco com a mesma responsabilidade com que concluímos o Eixo Leste, em março deste ano”, destacou o ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho, durante o Seminário Agropec Semiárido 2017, realizado nesta segunda-feira (7), em Parnamirim (RN). “Conseguimos fazer com que o prazo do Eixo Leste fosse antecipado. Tínhamos nos comprometido em entregar a estrutura até o final de abril, mas na primeira semana de março a água chegou a Monteiro (PB), primeiro município paraibano beneficiado”, completou.

De Monteiro, as águas do Rio São Francisco seguem até a região metropolitana de Campina Grande – evitando, desde abril, que 18 cidades entrem em colapso hídrico. Atualmente, são fornecidos entre 3,8 e 4 metros cúbicos por segundo no leito do Rio Paraíba, garantindo abastecimento a mais de 700 mil habitantes da região que, em breve, deve deixar o regime de racionamento e contar com abastecimento diário.

Com a retomada das obras de um dos trechos – Meta 1N – do Eixo Norte (leia mais), no início de julho, a previsão é de que toda a estrutura seja concluída até o primeiro trimestre de 2018 e beneficie diretamente os estados do Ceará, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte. O Eixo Norte, que possui 260 quilômetros de extensão em três Metas, já apresenta 94,92% de execução em sua totalidade.

Quase 600 profissionais já atuam ao longo dos 140 quilômetros de extensão da Meta 1N. Para dar celeridade ao cronograma, as jornadas de trabalho serão ampliadas para 24 horas por dia – em três turnos. As outras duas Metas (2N e 3N) estão 98% finalizadas, enquanto a meta 1N soma hoje 92,43% de conclusão das obras físicas. Está previsto, nos próximos dias, uma vistoria técnica do Ministério da Integração Nacional ao Eixo Norte.

No Rio Grande do Norte, a água do ‘Velho Chico’ chegará a 51 cidades pelo Rio Piranhas-Açu. Ainda deverá ser construído o Ramal Apodi – atualmente em fase final de elaboração do projeto executivo -, que abastecerá outros 44 municípios. O reservatório Armando Ribeiro Gonçalves passará por obras de recuperação e modernização para receber a água do São Francisco e distribuir às diversas estruturas de abastecimento do estado, que é responsável por levar a água às torneiras dos moradores. A expectativa é que o Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs) comece a obra ainda este mês.

Assessoria

Deixe seu comentário

TV Diário do Sertão