Menu

Secretaria de Estado da Cultura empossará esta semana 21 Conselheiros de Cultura em toda a Paraíba.

A Secretaria de Estado da Cultura (Secult), através do Conselho Estadual de Politica Cultural (Consecult), realiza, nesta quarta-feira (17), a posse dos 21 Conselheiros de Cultura do Estado da Paraíba. O evento acontecerá na sala 1 do Espaço Cultural, a partir das 9h. A posse é aberta ao público que ainda podem conferir os conselheiros eleitos pelo site: www.consultacultural.pb.gov.br/consecult
Com mandato de 2 anos no período de 2016 a 2018, os conselheiros deverão se reunir em sessão ordinária, pelo menos uma vez ao mês, para discutir as políticas culturais, em especial, a implementação do Plano Estadual de Cultura. Devem ainda representar os setores que atuam nos mais diversos segmentos sejam eles – artistas, produtores, realizadores, agentes culturais, formadores de opinião, críticos de arte, representantes de coletivo e fóruns das variadas linguagens da cultura.
Já a tarde, após a posse, a equipe vai se reunir para discutir as audiências públicas em defesa da cultura que acontecerá, até o fim do ano, na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB). Vale lembrar que as reuniões do Consecult serão sempre abertas ao público, no entanto, só tem direito a voto os conselheiros.
O Secretário de Estado da Cultura, Lau Siqueira, comemorou a solidificação do Conselho e adiantou que o próximo projeto é trabalhar a alternância da presidência do Consecult com a sociedade. “O empoderamento que a sociedade assume com a representatividade do Consecult se mostra pelo números de votantes (1887 votos) mesmo, com o cenário nacional desfavorável à cultura. Nesse formato, vamos experimentar a rotatividade na presidência do conselho, com a coordenação dos trabalhos pelos eleitos”, concluiu.
Sobre o Conselho
Compete ao conselho cumprir os objetivos, apreciar e deliberar as propostas de implementação do Plano Estadual Cultura; aprovar os planos setoriais, cuja finalidade é promover a gestão democrática da cultura; propor medidas de estímulo, fomento, amparo, valorização, difusão, descentralização, democratização e gestão compartilhada da cultura; Vale salientar que as câmaras setoriais garantem a representatividade do conselho ampliando o reconhecimento institucional da entidade.
Composto por 48 membros entre titulares e suplentes, o Consecult é um órgão colegiado vinculado a Secretaria de Estado da Cultura (Secult) e tem função de acompanhar, fiscalizar e avaliar a execução da Política Estadual de Cultura na Paraíba.

ASSESSORIA

Deixe seu comentário

TV Diário do Sertão