Menu

Senado elege comissão que irá analisar impeachment de Dilma

O Senado elegeu nesta segunda-feira (25), em votação simbólica, a comissão especial do impeachment que vai analisar o pedido de impeachment contra a presidente Dilma Rousseff (PT). Na prática, a eleição apenas referendou a indicação feita pelos líderes dos seis blocos partidários da Casa. O PMDB, partido do vice-presidente Michel Temer, é a legenda com o maior número de integrantes: cinco.
Na próxima terça-feira (26), os membros da comissão deverão eleger o seu presidente e relator. A presidência deverá ficar com o senador Raimundo Lira (PMDB-PB), indicado pelo bloco do seu partido. “O regimento estipula que temos 48 horas para ser instalada a comissão. Até 48 para ser instalada a comissão. Se eu instalasse hoje, seria 0 horas. Se eu instalasse na quarta-feira, seriam 48 horas. Por isso tomei a decisão salomônica de instalar a comissão amanhã às 10h”,  disse o senador Lira.
Apesar de ter sido indicado pela legenda de Temer, classificado por líderes petistas como “conspirador do golpe” contra a presidente Dilma, Lira foi classificado como um moderado e foi bem recebido por senadores como Lindbergh Farias (PT-RJ).
A polêmica, no entanto, está em torno da escolha do relator da comissão, responsável por emitir um relatório sobre o pedido de impeachment ainda na fase da comissão especial. O PSDB indicou o senador Antonio Anastasia (PSDB-MG), ex-governador de Minas Gerais durante a gestão de Aécio Neves (PSDB-MG) e um dos maiores aliados do senador Aécio Neves (PSDB-MG), principal líder da oposição.
Nesta segunda-feira, Lindbergh criticou a escolha de Anastasia para a relatoria e disse que seu nome for confirmado na próxima terça-feira, o PT alegará que o processo de impeachment no Senado não terá “legitimidade”. “Se colocarem o Anastasia vamos desde o começo dizer que esse processo não tem legitimidade. Ele [Anastasia] é o principal aliado de Aécio Neves [senador e presidente do PSDB]”, afirmou Farias.
Já o líder do DEM no Senado, Ronaldo Caiado (GO), rebateu o petista afirmando que já há maioria entre os integrantes da comissão para eleger Anastasia.
“Quem tiver maioria é eleito. Na comissão o relator não é indicado, e ele [Anastasia] terá maioria”, disse Caiado.
Raimundo Lira reconheceu que a escolha do relator da comissão pode ser alvo de disputas entre os integrantes da comissão. “Qualquer membro tem o direito de apresentar um nome, mas acredito que o nome vai ser do senador Antonio Anastasia”, explicou.

Deixe seu comentário

TV Diário do Sertão