Menu

Famup alerta prefeitos sobre redução nos recursos do FPM por parte do Tesouro

De acordo com Federação das Associações de Municípios de Paraíba (Famup), os gestores municipais devem estar atentos para reduções no Fundo de Participação dos Municípios (FPM). O alerta é  alerta da Confederação Nacional de Municípios (CNM). Segundo a Secretaria do Tesouro Nacional (STN), a previsão para dezembro de 2015 e janeiro e fevereiro de 2016, não é nada boa.

As prefeituras receberam o primeiro decêndio e o montante bruto foi de R$ 2.616.375.813,23. Este valor foi 25,17% menor que o valor repassado no mesmo mês em 2014. 

Com base nos cálculos da equipe de estudos técnicos da Confederação, o valor compartilhado este mês pode registrar queda nominal de 12,53% em relação ao montante repassado no mesmo mês de 2014.

Ao divulgar os levantamentos de repasses do Fundo, a CNM já vinha alertando os gestores municipais para esse quadro. A confederação ressaltou que as estimativas de repasses eram otimistas demais, uma vez que o país atravessa grave crise econômica com baixo crescimento e inflação alta, fenômeno chamado de estaginflação.

Para o início de 2016, a previsão da STN foi de nova redução nos repasses de janeiro e aumento em fevereiro, em comparação com 2015. Segundo os dados, para janeiro é esperado forte impacto negativo de 17,2% e para o mês de fevereiro a estimativa sinaliza crescimento de 3,8%.



PB Agora

Deixe seu comentário

TV Diário do Sertão